A Mercedes planeja apresentar um modelo elétrico 4×4 baseado no Classe G no próximo Salão de Munique, em setembro. Segundo informações da Autocar, o veículo a ser apresentado já estará muito próximo de uma versão de produção. Esta, entretanto, deve ser lançada apenas em 2024, quando a maioria dos modelos convencionais da linha já terão versões elétricas.

Por enquanto, há poucos detalhes sobre o novo veículo, chamado de “EQG”. Sabe-se que terá uma grade dianteira bem diferente do Classe G tradicional, além de ajustes em rodas, faróis e conjunto traseiro. É improvável, porém, até pelo marcante design da linha clássica — uma espécie de jipão em formato de caixa metálica —, que haja tantas modificações no design — a Classe G é uma das linhas mais antigas da Mercedes, há 42 anos em produção contínua.

publicidade

Uma prévia do que pode ser a performance técnica do EQG pôde ser vista no SUV elétrico 4×4 da Mercedes, o EQC 4×42. Com cerca de 30 cm de altura em relação ao solo, o carro-conceito impressionou pelo amplo raio de aproximação e saída (31,8º na frente e 33º na traseira), o que já o credencia a ser um offroader respeitável.

Segundo o engenheiro de desenvolvimento Jürgen Eberle, o carro mostrou que offroaders podem ser “100% elétricos” e ideais para terrenos difíceis, especialmente pelo alto torque e rápida aceleração providenciados pelos propulsores movidos a bateria recarregável. Por conta disso, a Mercedes deve aproveitar algumas das características do 4×42 no EQG.

publicidade

Motorização

Adaptações ao chassi também terão que ser feitas para pôr uma bateria de íon-lítio no assoalho do futuro 4×4 elétrico da Mercedes. Considerando que a distância entre-eixos do novo modelo provavelmente terá que ser ampliada, a fabricante alemã deve emprestar a mesma bateria de 107,8 kWh utilizada na versão topo de linha do luxuoso EQS, de acordo com a Autocar.

Além disso, como a Mercedes já patenteou os nomes EQG 560 e EQG 580, é possível também que o 4×4 elétrico venha com o mesmo bimotor (um motor elétrico em cada eixo) do sedã, que oferece cerca de 523 cv e 87,2 kgfm. Por outro lado, por se tratar de um offroader dedicado, a fabricante alemã deve abdicar da plataforma EVA, inicialmente padrão para todos os veículos elétricos, para montagem deste veículo.

publicidade

Via Autocar
Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!