Nesta quinta-feira (19), Gene Roddenberry, criador de Star Trek (Jornada nas Estrelas, aqui no Brasil), faria 100 anos. Para celebrar a ocasião, a Nasa está organizando uma programação especial em seu canal do YouTube, o Nasa TV. O programa se chama Celebrating Gene Roddenberry: Star Trek’s Bridge and NASA (Celebrando Gene Roddenberry: a ponte de Star Trek e a NASA), e será transmitido às 15h, no horário de Brasília.

A programação começa com uma introdução feita por Bill Nelson, administrador da Nasa, seguida de um painel de discussão que será moderado por Rod Roddenberry, filho de Gene. Entre os participantes estão:

  • Tracy Drain, engenheira de sistemas de voo da missão Europa Clipper
  • Hortense Diggs, diretora do Escritório de Comunicações e Engajamento Público no Centro Espacial Kennedy, da Nasa.
  • Swati Mohan líder de Orientação, Navegação e Operações de Controle da missão Mars 2020 (responsável pelo Perseverance e Ingenuity) no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa
  • Jonny Kim, Astronauta da Nasa
Participantes do especial  Celebrating Gene Roddenberry: Star Trek's Bridge and NASA, que será transmitido na Nasa TV. Imagem: Nasa / Reprodução
Participantes do especial Celebrating Gene Roddenberry: Star Trek’s Bridge and NASA, que será transmitido na Nasa TV. Imagem: Nasa / Reprodução

Além disso, haverá uma sessão de perguntas e respostas com a participação especial de George Takei, ator da série original (onde interpretou o “Sr. Sulu”) e ativista. 

Durante o programa a Nasa usará a Deep Space Network, rede de antenas para comunicação com suas espaçonaves no espaço profundo, para transmitir ao espaço comentários feitos por Roddenberry em 1976 sobre a diversidade e inclusão.

publicidade

A agência também convida o público a participar, postando nas redes sociais uma selfie com a saudação vulcana e a hashtag #Roddenberry100.

Leia mais:

Exibido originalmente nos EUA em 1966, Star Trek encantou espectadores no mundo todo com sua visão de um futuro que, em retrospectiva, ajudou a criar. Influenciados pelo programa, milhares de jovens se tornaram engenheiros, programadores, cientistas e astronautas que se dedicaram a explorar o espaço ou “materializar” algumas tecnologias que, na época, eram apenas um sonho distante. Duvida? Veja 10 vezes em que Star Trek previu o futuro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!