O robô Perseverance, da Nasa, que atualmente explora a superfície de Marte, virou garoto-propaganda do Google. Ele aparece em um novo anúncio do Google Fotos, onde usa os muitos recursos do serviço para organizar as milhares de imagens que capturou no planeta.

À medida que fotos são adicionadas à “biblioteca” pessoal do robô, vemos categorias sendo preenchidas: selfies, rochas, fotos com sombras, paisagens e até “bichos de estimação”, onde aparece o helicóptero Ingenuity

Os recursos de busca do Google Fotos também ganham destaque: o Perseverance procura por “água” e “marcianos” e não encontra nada, mas uma busca por “Dunas” rende várias fotos. O comercial termina com a frase “Look back on a world of memories” (algo como “reveja um mundo de lembranças”). 

Segundo o site 9to5Google, a equipe do Google Photos trabalhou junto com a Nasa na produção do comercial. Em seus seis primeiros meses em Marte, o Perseverance já tirou mais de 125 mil fotos, que podem ser vistas livremente pelo público no site da missão.

publicidade

Leia mais:

Nem tudo são flores em Marte

Mas nem tudo corre como esperado na missão do Perseverance. Uma primeira tentativa de coletar uma amostra do solo marciano, que será coletada por uma missão futura e trazida à Terra, deu errado.

“O processo de amostragem é autônomo do começo ao fim”, disse Jessica Samuels, gerente da missão de superfície do Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. “Uma das etapas que ocorrem após a colocação de uma sonda no tubo de coleta é medir o volume da amostra. A sonda não encontrou a resistência esperada que haveria se a amostra estivesse no tubo.”

Mais tarde, a Nasa afirmou que a falha no processo de coleta ocorreu porque a rocha não tinha a consistência esperada. Ou seja, ela se “esfarelou“, deixando apenas traços de poeira. “Estive em todas as missões de rovers em Marte desde o início, e este planeta está sempre nos ensinando algo que não sabemos sobre ele”, disse Jennifer Trosper, gerente de projeto do Perseverance no JPL.

A falha não é crítica para o sucesso da missão, já que esse foi apenas o primeiro de 43 tubos para coleta de amostras do solo marciano a bordo da Perseverance. Ao menos 20 deles serão preenchidos e deixados em locais na superfície do planeta, para poderem ser coletados e trazidos de volta à Terra pela missão Mars Sample Return.

A estimativa é que a missão decole em 2026 e retorne à Terra com amostras do solo do planeta em 2031. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!