Em meio a blockbusters que ultrapassam a casa do US$ 100 milhões em orçamento e longas de super-heróis, é sempre gratificante – e um alívio – encontrar em cartaz nos cinemas uma produção com uma ideia original, ainda mais quando conta com atores e atrizes de peso no elenco e é dirigido por um nome com potencial. No entanto, este não é o caso de ‘Caminhos da Memória’, estrelado por Hugh Jackman e Rebecca Ferguson. Escrito e liderado por Lisa Joy (cocriadora e produtora da série ‘Westworld’), a Warner Bros. vendeu uma trama thriller de ficção científica nas prévias, porém entregou um filme de romance dramático – muito bem-feito, por sinal, mas nada inovador.

Através de uma máquina que oferece às pessoas uma chance de reviver momentos importantes de sua vida, a narrativa foca no apego ao passado e valoriza a importância de viver intensamente. A história se passa em uma cidade de Miami completamente inundada pelo mar devido ao aquecimento global, moldando um cenário distópico e intrigante ao bom estilo de neo-noir. Não obstante, as referências originais futuristas e cyberpunk limitam-se a isso, sem quaisquer explicações dos motivos que levaram a tais circunstâncias. Para certa parte do público, o fator não irá incomodar tanto, visto que o pano de fundo cumpre de forma regular o seu objetivo, mas fãs da diretora e da série do HBO que a ascendeu na indústria ficarão confusos em relação ao potencial do roteiro ter sido reduzido apenas ao “mocinho que faria de tudo pela amada”.

publicidade
crítica caminhos da memória hugh jackman rebecca ferguson
Hugh Jackman e Rebecca Ferguson estrelam ‘Caminhos da Memória’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Ao menos, os protagonistas atuam bem e convencem quem assiste a se engajarem com a trama e ficarem atentos durante duas horas. Jackman interpreta o cientista e ex-militar Nick Bannister, um investigador da mente das pessoas e o criador da máquina que é capaz de observar todo tipo de memória. Quando se apaixona perdidamente e levianamente pela misteriosa Mae (Ferguson), que desaparece sem explicação após certo tempo, o personagem passa a se “viciar” no passado, viajando nas próprias lembranças com a amada para entender o que aconteceu.

Mesmo aposentado do papel de Wolverine, o artista de 52 anos mostra incrível vigor e disposição em cenas de ação e luta. Todavia o maior chamariz do trabalho em ‘Caminhos da Memória’ é, com certeza, a impressionante capacidade de fazer com que o público fique emocionado e se conecte ao personagem. Porém, isso ocorre sem exagero e apelo ao choro – algo parecido com o que ele fez em ‘Australia’ e ‘Os Miseráveis’, contudo em uma trama envolta em mistério, tal qual ‘A Senha: Swordfish’.

publicidade
crítica caminhos da memória hugh jackman
Jackman se “vicia no passado” para entender o que aconteceu com Ferguson. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Ferguson, por sua vez, entrega uma atuação cheia de charme e destreza típica de uma femme fatale, porém não tem tempo hábil para conseguir convencer sobre o porquê de uma cantora de salão sem sorte com um vício secreto fazer, bem, o que está fazendo. Salvo pela incrível dinâmica cheia de tensão sexual com Jackman, a atriz é ofuscada diversas vezes ao longo do filme pela sensacional Thandiwe Newton, a Maeve Millay de ‘Westworld’, que como coadjuvante é mais interessante – e tem um arco melhor desenvolvido – do que a própria coprotagonista.

Vale ressaltar que a excelente interação da dupla Jackman-Ferguson já existe desde o ‘O Rei do Show’ e, em poucas cenas, é o ponto mais alto da produção, pois o romance é rapidamente construído em torno de paixão acima da média, todavia sem exageros de “eu te amo” a todo momento. Ambos desejam um ao outro, mas a motivação de desaparecimento de Mae repleta de busca por redenção e liberdade é capaz de chamar mais a atenção do público do que o anseio de Nick pelo relacionamento com amada.

publicidade
crítica caminhos da memória rebecca ferguson
Ferguson é intrigante femme fatale, mas é ofuscada por diversas vezes. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Com toda essa reviravolta, ‘Caminhos da Memória’ abre espaço para focar nas consequências de olhar muito para trás e não para o presente. Mesmo destoando da premissa sci-fi thriller focada em reviver as memórias e abraçando o gênero de romance dramático, a ótima química da dupla de atores eleva a complexidade da reflexão proposta. Além disso, a qualidade da produção é um show à parte: trabalho de fotografia e de trilha sonora, junto ao excelente equilíbrio de efeitos especiais com paisagens naturais contribui para um resultado marcante em tela.

O roteiro do filme, porém, peca por vender uma trama original. Salvo a questão do romance em torno da trama, o olho mais atento irá perceber que o mundo de ficção científica construído por Joy “bebe da fonte” que inspirou vários clássicos como ‘Blade Runner’, ‘Relíquia Macabra’ (várias referências no quesito noir, diga-se de passagem) e, por último e mais notavelmente, ‘A Origem’.

publicidade
‘Caminhos da Memória’ parece tentar ser a versão romântica de ‘A Origem’, mas falha em originalidade. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Aliás, as referências ao filme de Christopher Nolan se tornam tão perturbadoras que o filme começa a beirar a cópia. Um dispositivo que permite a viagem mental? Tem. Uma velha canção usada para recordar a memória? Também. O fantasma de uma mulher bonita e misteriosa que assombra o nosso herói? Sim. Falas frequentemente repetidas pelo herói sobre uma jornada? Claro que tem! Um relacionamento torturante entre um homem rico e seu filho? Mas, quem diria: também existe em ‘Caminhos da Memória’.

Chega a ser chato, às vezes até sufocante – o que é uma pena, porque há elementos (como citados no começo do texto) que funcionam de forma independente, sem a necessidade de seguir um “manual de Nolan” de forma tão obsessiva.

‘Caminhos da Memória’ não é original, mas é bem produzido e “bonitinho”

Com ‘Caminhos da Memória’, a Warner Bros. erra ao vender originalidade (por mais que beba da fonte de ‘A Origem) e entrega um bom romance dramático noir, porém piegas. De qualquer forma, o longa é muito bem produzido e consegue equilibrar bem efeitos especiais com cenários naturais, além de contar com boa atuação romântica da dupla Jackman-Ferguson. A história é boa de assistir, claro, mas não espere algo surpreendente tal qual foi promovido.

Vale ressaltar: em um mês de agosto que ainda enfrenta a pandemia de Covid-19 e que tem em cartaz ‘Free Guy’, ‘O Esquadrão Suicida’ e ‘O Poderoso Chefinho 2’, o estúdio talvez tenha vacilado com a data de estreia da primeira produção de Lisa Joy para as telonas – visto que, provavelmente, terá que batalhar muito para ir bem nas bilheterias.

Ficou curioso com a trama de ‘Caminhos da Memória’? A estreia nos cinemas de Lisa Joy conta com elenco composto por Hugh Jackman, Rebecca Ferguson, Thandiwe Newton, Daniel Wu, Cliff Curtis e Angela Sarafyan. A produção chega aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (19) e 35 dias depois no HBO Max. Leia abaixo a sinopse oficial e aproveite para conferir o trailer acima:

“Nick Bannister (Jackman), um investigador particular da mente, navega o mundo sombrio do passado ajudando seus clientes a acessar memórias perdidas. Vivendo nas margens do litoral da Miami submersa, sua vida muda para sempre quando ele aceita uma nova cliente, Mae (Ferguson). Uma questão simples de achados e perdidos se torna uma perigosa obsessão. Ao lutar para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de Mae, ele descobre uma conspiração violenta, e terá que responder à pergunta: até onde você iria para manter as pessoas que ama por perto?”

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!