Se a sua caixa de entrada no Gmail precisa de uma boa faxina, saiba que você não está sozinho. A boa notícia é que o e-mail do Google possui alguns atalhos que podem te ajudar a excluir várias mensagens de uma vez.

A exclusão em massa pode ser particularmente útil no caso de e-mails arquivados na guia ‘Promoções’, que acabam muitas vezes se acumulando ou são simplesmente ignorados. Também existem atalhos para excluir os e-mails não lidos e mensagens de remetentes específicos.

Veja como aproveitar cada um destes recursos do Gmail no guia que preparamos abaixo.

Como excluir todos os e-mails não lidos no Gmail

1. Faça login na sua conta e digite “label:unread” na barra de pesquisa na parte superior da tela. Esse comando funciona como um atalho acessar os seus e-mails não lidos.

publicidade

2. Clique na caixa de seleção em destaque para selecionar todas as mensagens de uma página (geralmente configurada por padrão para mostrar 50 e-mails por vez).

Dica: se quiser apagar tudo de uma vez, clique também em ‘Selecionar todas as conversas que correspondem a esta pesquisa’ antes de prosseguir.

3. Agora, clique em ‘Excluir’ (ícone de lixeira) na barra superior.

Leia mais:

Se a ideia é excluir as mensagens de um remetente específico, digite “from:username label:read” (substitua ‘username’ pelo endereço de e-mail remetente) na barra de pesquisa. Em seguida, basta seguir o passo 2 e 3 citado antes.

Como excluir e-mails de promoções no Gmail

Os e-mails promocionais são arquivados automaticamente na guia ‘Promoções’ para mantê-los separados da sua caixa de entrada principal.

Você pode receber mensagens de varejistas após realizar uma compra, por exemplo, e centenas de ofertas ao longo do ano. Para fazer uma “limpa” nesta seção, siga estes passos:

1. Acesse a sua conta e clique na guia ‘Promoções’, na parte superior (acima da sua lista de e-mails);

2. Clique na caixa de seleção à esquerda para marcar os últimos 50 e-mails promocionais na página atual de mensagens. Para excluir todos, clique também em ‘Selecionar todas as conversas em Promoções’;

3. Em seguida, basta clicar novamente no ícone ‘Excluir’ na barra superior.

Como recuperar e-mails excluídos no Gmail

Caso tenha excluído algum e-mail por acidente, não se preocupe. As mensagens deletadas são armazenados na pasta ‘Lixeira’ por 30 dias antes de serem apagadas permanentemente.

Para conferir se deixou algo importante por lá, siga esses três passos:

1. Role para baixo no menu do lado esquerdo e clique na pasta ‘Lixeira’;

2. Clique nas caixas de seleção ao lado dos e-mails que deseja restaurar e depois no ícone ‘Mover para’ (uma pasta com uma seta apontando para a direita);

3. Agora, selecione a pasta para a qual deseja enviar os e-mails restaurados.

Se chegou até aqui, você já ficou por dentro de mais algumas funções e atalhos disponíveis no Gmail. Agora aproveite e confira mais quatro dicas para otimizar a sua experiência no e-mail do Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!