Hoje a Microsoft revelou algumas das atualizações para seus apps chegando com o Windows 11, como a Calculadora e até um novo Paint repaginado. Outra novidade interessante é que o app Relógio do Windows 11 vai ganhar a função Sessões de Foco, que visa ajudar os usuários a manter a concentração nas tarefas que precisam completar para o trabalho ou estudo.

“Ouvimos o feedback de nossos clientes de que se manter focado e produtivo é um desafio”, escreveu Dave Grochocki, gerente de programação sênior do Windows Inbox Apps, em um post no blog da companhia. “Achamos isso também! Com trabalho e aprendizado híbridos se tornando a norma, saúde digital nunca foi tão importante, e a nova função Sessões de Foco foi pensada para ajudar.”

O Windows 10 já contava com uma função chamada Assistente de foco, que basicamente permitia silenciar notificações do sistema e de programas para não atrapalhar a concentração. Mas o Sessões de Foco do Relógio do Windows 11 vai além. A função permite ao usuário definir um período de tempo em que quer trabalhar, e o Sessões de Foco cria um timer para esse período, além de avisos para fazer pausas durante o trabalho para não se sobrecarregar.

Em uma integração com o Spotify, o Sessões de Foco também apresenta opções de música que podem ajudar a manter o foco na tarefa à mão. O Microsoft To Do, o app de lista de tarefas do Windows, também é integrado com a nova função, permitindo ao usuário escolher a tarefa em que quer focar na sessão atual.

publicidade

Leia mais:

Outra característica prática: o Sessões de Foco do Windows 11 conta com um painel onde o usuário pode definir seus objetivos de foco diários. No painel você pode ver quanto do período de foco você já cumpriu no dia, e em quantos dias seguidos conseguiu atingir sua meta de concentração.

O novo Relógio e Sessões de Foco do Windows 11 devem chegar a todos os usuários em breve, segundo a Microsoft.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!