Um ataque hacker derrubou o site das Lojas Renner, rede varejista de roupas e vestuário, na tarde desta quinta-feira (19). O e-commerce da empresa, bem como o aplicativo e a página de informações para investidores, a Lojas Renner S.A., estão fora do ar desde as 18h45, horário de Brasília.

A página principal, usada para compras online, continua indisponível, com uma mensagem de manutenção. Um link que redireciona para os pagamentos online com cartão, permanece na página, porém sem atividade. No aplicativo da Renner para Android, as atividades também estão suspensas, com um aviso de instabilidade no sistema, sem carregar as páginas.

mulher na pagina da renner com letras afirmando que loja está em manutenção
Página principal das Lojas Renner permanecem com aviso de manutenção. (Créditos: Reprodução/Lojas Renner)

Em nota, as Lojas Renner declararam que as operações da varejista em seus pontos físicos continuam normalmente, sem interferências causadas pelo ataque hacker. A empresa ainda alega que as informações presentes em seus principais bancos de dados não foram comprometidos, e que faz uso de “padrões rígidos de segurança”.

Clientes das Lojas Renner devem ficar atentos nos próximos dias

A rede varejista não informou qual tipo de ataque sofreu, nem como ou quais dos seus bancos de informações foram afetados pelos cibercriminosos. A empresa informou que notificará as autoridades e o mercado nos próximos dias, e que irá aprimorar seus protocolos de proteção de dados.

publicidade

Se o ataque hacker comprometeu minimamente algum banco de dados, é importante que os clientes da varejista fiquem atentos nos próximos dias. Vazamentos podem levar a roubo de credenciais, tentativas de fraudes financeiras ou, ainda, golpes nos quais os criminosos se passem pela própria instituição oferecendo promoções fraudulentas.

Via: G1

Imagem: Fm-pas/Wikimedia Commons/CC

Leia Mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!