Após ter sido submetido a uma traqueostomia para tratar de um câncer agressivo na garganta, o ator Val Kilmer perdeu a capacidade de falar claramente. No entanto, graças a um aparelho dotado de um algoritmo de Inteligência Artificial treinado para imitar sua voz natural, o astro de Top Gun, Batman Forever, Dupla Identidade e outros sucessos pode fazer isso de forma surpreendente.

ator Val Kilmer
Aparelho com algoritmo de Inteligência Artificial imita quase com perfeição a voz do ator Val Kimer, que perdeu a capacidade de fala após um câncer na garganta. Imagem: lev radin – Shutterstock

Kilmer trabalhou diretamente junto ao desenvolvedor de IA Sonantic para sincronizar o algoritmo a gravações antigas de sua voz, com o objetivo de sintetizar a nova fala, de acordo com o site TheWrap. 

Embora a voz seja um pouco áspera – se você estiver ouvindo com atenção, verá que na verdade não é um humano emitindo os sons – é extremamente próxima à original do ator, a ponto de a tecnologia conseguir enganar aqueles que porventura não saibam que ele utiliza o aparelho.

Leia mais:

publicidade

Documentário sobre a vida de Val Kilmer acompanha 40 anos de sua trajetória

“Fui atingido por um câncer na garganta”, disse Kilmer por meio do algoritmo em um curto vídeo promocional sobre seu filme autobiográfico, que estreou de forma controlada no mês passado nos cinemas dos EUA. “Depois de receber tratamento, minha voz, como eu a conhecia, foi tirada de mim”.

O ator, que está com 61 anos, ajudou a produzir o filme “Val”, capturando imagens ao longo de 40 anos de carreira. O documentário está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

“Por mais de 40 anos, Val Kilmer, um dos atores mais inconstantes e/ou incompreendidos de Hollywood, documentou sua própria vida e arte por meio de filmes e vídeos”, diz a sinopse oficial.

Segundo o site Futurism, em “Val” não é utilizada nenhuma reconstrução de IA, contando com filmagens antigas e narrações feitas pelo filho de Kilmer, Jack.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!