Na última quarta-feira (18), o Google confirmou a decisão de encerrar o aplicativo de GPS Android Auto para celulares no Android 12. De acordo com a plataforma, o app será substituído pelo recurso da Google Assistente, que é integrado ao Google Maps.

Segundo reporta o site especializado XDA Developers, o app de GPS para celulares exibia uma mensagem sobre o fim do serviço, alertando que continuaria disponível somente para veículos compatíveis. O comunicado também instruía usuários a utilizarem o modo de direção da Google Assistente em celulares com Android 12.

O Google informa que por mais que o app não irá mais estar disponível no Android 12, ainda será possível que os usuários de versões anteriores do sistema operacional poderão utilizar o Android Auto em seus celulares.

Leia mais:

publicidade

O Android Auto para smartphones tinha como aplicação “temporário”, pois o modo de direção da Google Assistente demorou para entrar no mercado. Assim, o app de GPS tinha duas versões: uma para carros e outra para smartphones.

Agora, com o fim do Android Auto para celulares, o app será oficialmente substituído pelo modo carro da assistente do Google. Já que o modo de direção da Google Assistente é integrado ao Google Maps, disponível a partir do Android 9.

Inclusive, o recurso pode ser acessado pelo app de mapas e por comando de voz. Caso você queira acessar o recurso, basta abrir o Google Maps, definir um destino e tocar em “Iniciar” ou, diga “Ok, Google” e “Iniciar trajeto para [defina o destino]”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!