Um comunicado da Carnegie Institution for Science, em Washington, nos Estados Unidos, aponta que um asteroide descoberto em 13 de agosto deste ano é o de órbita mais rápida do Sistema Solar.

Chamada de 2021 PH27, a rocha espacial tem aproximadamente 1 km de diâmetro e completa uma volta ao redor do Sol a cada 113 dias terrestres. Apenas o planeta Mercúrio tem um período orbital menor, já que leva apenas 88 dias para girar em torno do Sol.

Asteroide 2021 PH27
Asteroide 2021 PH27 foi fotografado dentro da órbita de Mercúrio e foi colorido de vermelho e azul para mostrar os dois momentos diferentes em que foi fotografado na noite da descoberta de 13 de agosto de 2021 – com apenas três minutos de intervalo. Crédito: CTIO/NOIRLab/NSF/DOE/DECam/AURA/SS Sheppard (Carnegie Institution of Science)

A descoberta foi feita pelo astrônomo Scott S. Sheppard, da Carnegie Institution of Science, em dados coletados pela Dark Energy Camera (DECam) montada no telescópio Víctor M. Blanco, de 4 metros, localizado no Observatório Interamericano de Cerro Tololo (CTIO), no Chile.

“Embora o tempo de telescópio para os astrônomos seja muito precioso, a natureza internacional e o amor pelo desconhecido tornam os astrônomos muito dispostos a ignorar sua própria ciência e observações para acompanhar novas e interessantes descobertas como esta”, exaltou Sheppard.

Ele explica que a temperatura da superfície do asteroide chega a quase 500 graus Celsius na maior aproximação do objeto com o Sol, quente o suficiente para derreter o chumbo.

O 2021 PH27 pode ter se originado no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter, e então foi chutado para dentro por interações gravitacionais com um ou mais planetas, explicam os pesquisadores.

Infográfico mostrando a órbita excepcionalmente curta do asteroide 2021 PH27
Infográfico mostrando a órbita excepcionalmente curta do asteroide 2021 PH27. Crédito: CTIO/NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva (Spaceengine)

Agora, a rocha espacial está entrando na conjunção solar. Ou seja, se movendo para trás do Sol, na visão da Terra. A estimativa é que o asteroide retorne à visibilidade da Terra no início de 2022, quando novas observações poderão determinar sua órbita com mais detalhes. A partir daí o 2021 PH27 receberá um nome como os conhecidos Bennu e Apophis.

Entenda como se nomeiam os asteroides na coluna publicada pelo astrônomo Marcelo Zurita no Olhar Digital.

E tem Brasil nesta descoberta

“Entre as primeiras observações que ajudaram a determinar a órbita do 2021 PH27, estão duas feitas pelo Observatório SONEAR, um observatório amador localizado em Oliveira, Minas Gerais. Segundo Cristóvão Jacques, astrônomo do SONEAR, sua observação foi bem complicada, pois o brilho do objeto era bastante tênue e ele estava muito baixo no horizonte na noite do dia 17, quando os brasileiros registraram o asteroide”, explica Zurita.

“Apesar de ser considerado um Asteroide Próximo à Terra (NEA), o 2021 PH27 não apresenta nenhum risco de colisão com a Terra. Sua máxima aproximação possível do nosso planeta é de mais de 33 milhões de quilômetros de distância. Entretanto, a descoberta de asteroides como esse, com órbita interna à da Terra, é importante para conhecermos mais a população desses objetos que, quando se aproximam do nosso planeta, dificilmente são vistos com antecedência, pois fazem isso vindo da direção do Sol”, completa o colunista do Olhar Digital.