Ciência e Espaço

Pelo Twitter, cosmonauta russo compartilha belo vídeo do módulo Nauka, da ISS

23/08/21 17h47
Ilustração mostra o módulo Nauka chegando à estação espacial internacional

Ilustração mostra o módulo Nauka chegando à estação espacial internacional. Imagem: Financial Express/Reprodução

O cosmonauta russo Oleg Novitskiy, que está posicionado na Estação Espacial Internacional (ISS), compartilhou pelo Twitter um vídeo do módulo Nauka, integrado à estrutura do espaço no fim do mês de julho.

Se o nome lhe parece familiar, parabéns pela memória: recentemente, o Nauka inadvertidamente acionou seus propulsores, arrastando a ISS para fora de seu equilíbrio e desligando seus sistemas por vários minutos. Apenas após o esgotamento de seu conteúdo é que o controle da estação, na Terra, conseguiu remediar a situação.

Leia também

O vídeo mostra diversos aspectos da vida de um cosmonauta a bordo da ISS: Novitskiy detalha alguns recursos da parte interna do Nauka, evidenciando uma janela virada para Terra em toda a sua curvatura. Ele também remove a proteção que cobre um dos vidros e vimos também o fechamento de uma cortina de metal – provavelmente, um protetor contra pequenos objetos errantes que se chocam contra a estação e também para manter o aquecimento estável.

O Nauka é um objeto de ampla dor de cabeça ao governo russo. Antes mesmo de seu lançamento – que atrasou 13 anos -, o desenvolvimento do módulo passou por vários e vários adiamentos motivados por razões técnicas. Naturalmente, ter desligado os sistemas da Estação Espacial Internacional após sua integração não ajudou muito a sua imagem pública.

Por isso, faz sentido que o governo russo queira exibir o módulo sob uma ótica mais favorável, deixando-o mais apresentável ao público aqui embaixo na Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags