O bilionário do ramo tecnológico Jared Isaacman contratou uma missão privada da SpaceX para uma causa nobre: levar 32 kg de lúpulo – um ingrediente da cerveja – ao espaço, e leiloar todo o material assim que ele retornar à Terra.

A ideia é que o “lúpulo espacial” atraia investidores do ramo cervejeiro para um leilão onde o valor arrecadado será integralmente doado ao Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude, uma das instituições clínicas que lideram os estudos e o tratamento do câncer em crianças.

publicidade

Leia também

Imagem mostra tripulação da missão Inspiration4, da SpaceX, que vai levar ingredientes de fabricação da cerveja ao espaço e trazê-los de volta para leilão beneficente
A tripulação da missão Inspiration4, da SpaceX, que vai levar ingredientes de fabricação da cerveja ao espaço e trazê-los de volta para leilão beneficente. Imagem: Inspiration4/Divulgação

A missão, intitulada “Inspiration4”, será tripulada, contando o próprio Jared Isaacman, além de Hayley Arceneaux (cientista do hospital e sobrevivente do câncer ósseo quando criança) e Christopher Sembroski, que ganhou o assento na nave Crew Dragon ao vencer uma rifa – ação esta que também teve caráter beneficente, amealhando US$ 13 milhões em doações.

Finalmente, o último passageiro da viagem será Sian Proctor, vencedor de um concurso para empreendedores veiculado pela plataforma de e-commerce Shift4Shop, cujo dono é Isaacman.

A missão da SpaceX não é a primeira a levar cerveja para o espaço: a Nasa entregou lúpulo à Estação Espacial Internacional (ISS) para a fabricação da “breja” para um projeto estudantil. A Budweiser chegou a levar sementes da cevada para o espaço para avaliar seu comportamento lá em cima, e fermento também já foi lançado em direção ao espaço no passado.

“Ainda me choca ver que não temos uma cervejaria interessada em fabricar cerveja com lúpulo que voou mais alto que o Hubble…e angariar fundos para o Hospital St. Jude no processo”, disse Isaacman no Twitter. “Vamos lá, pessoal. Façam parte da história e entrem em contato com a gente”.

Os detalhes do leilão – lances, local, investimento mínimo etc. – ainda não foram divulgados. Já a missão Inspiration4 da SpaceX para criar a “cerveja do espaço” está marcada para lançamento em 15 de setembro de 2021, saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, lançada por um foguete Falcon 9.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!