Um vídeo feito pelo astrônomo filipino Christopher Go mostra um fenômeno raro: um trânsito triplo, o momento em que três das quatro “Luas de Galileu” de Júpiter passam em frente ao planeta.

As luas Europa, Io, Ganímedes e Calisto tem esse nome pois foram descobertas por Galileo Galilei em 1610, e são os quatro maiores satélites de Júpiter. No vídeo abaixo vemos inicialmente Europa (o círculo mais claro) e Ganymede à esquerda de Júpiter, mais ou menos no meio da imagem, e Calisto próximo ao canto inferior direito do planeta.

Só isso já seria um registro digno de nota. Afinal, a última vez que um trânsito triplo ocorreu foi em 2015, e a próxima vez será apenas em 2032. Mas à medida que as luas se movimentam, podemos ver outro fenômeno: Europa passa atrás de Ganymede, que está projetando sua sombra sobre Júpiter. Com isso, a sombra atinge Europa, causando um eclipse ou “evento mútuo”. 

“Isso é tão surreal”, disse Christopher Go, que capturou as imagens a partir da cidade de Cebu, nas Filipinas. “Ganymede está projetando sua sombra sobre Júpiter, mas parte da sombra atinge Europa”.

publicidade

O registro de Go foi reconhecido pela Nasa como “Imagem Astronômica do Dia” na última sexta-feira (21). 

Juno completa 10 anos no espaço

No início de agosto a Nasa celebrou os 10 anos de lançamento da sonda Juno, projetada para estudar Júpiter e suas luas. Originalmente lançada em 5 de agosto de 2011, a sonda chegou a Júpiter cinco anos depois e, desde então, vem orbitando e estudando o gigante gasoso.

A sonda coleta todo tipo de informações sobre o astro, principalmente as relacionadas à água, atmosfera, e campos gravitacionais e magnéticos. Juno vai continuar na órbita de Júpiter pelo menos até 2025, já que a Nasa decidiu estender a missão para coletar mais informações do planeta e suas muitas luas: 79 já foram encontradas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!