Os currículos em vídeo se tornaram um dos métodos preferidos para recrutadores encontrarem os candidatos perfeitos às vagas de emprego. Isso porque, por meio do vídeo, é possível identificar a personalidade das pessoas – o que pode trazer vantagens no processo.

A prática ganhou ainda mais força após o LinkedIn e o TikTok anunciarem portais próprios para que candidatos reproduzam currículos em vídeo e possam estreitar o relacionamento com as empresas que estão em busca de novos funcionários.

Mulher sentada em frente ao computador
Conheça os cinco erros que destroem qualquer currículo em vídeo. Imagem: insta_photos/Shutterstock

Apesar de ser algo muito prático, muitas pessoas ainda cometem erros frequentes quando vão produzir esses vídeos. O que é comum, afinal, por ser uma forma bastante nova, não é todo mundo que está acostumado com esse tipo de produção.

Os principais erros acontecem na parte técnica da produção, que podem ser ajustados de maneira simples. Nós, do Olhar Digital, inclusive já preparamos um passo a passo com dicas essenciais para o momento em que você for criar seu currículo em vídeo. Clique aqui e confira.

publicidade

Veja os principais erros presentes em currículos em vídeo

E agora, o que evitar fazer quando for se preparar para gravar um vídeo e enviar para recrutadores? Veja abaixo alguns dos erros mais comuns e fuja deles!

1 – Vídeos muito longos são um verdadeiro problema. O candidato que produz conteúdos longos corre o risco de ser prolixo, ou seja, de se perderem em meio ao assunto principal e dar muitas voltas antes de chegar à pauta inicial. Em contrapartida, vídeos extremamente curtos também não são a melhor opção – tente encontrar um equilíbrio;

2 – Não parecer natural. O recrutador quer conhecer a verdadeira personalidade do candidato. Assim, apresentar as mesmas informações que você já colocou no seu currículo impresso não é uma boa opção. Claro que utilizá-lo como roteiro, para salientar pontos fortes e que podem te beneficiar, é uma boa opção. Mas tente ser o mais natural possível;

Leia também!

3 – Ignorar as recomendações dos recrutadores. Em geral, quando são solicitados vídeos para processos seletivos, os recrutadores pedem que algum assunto específico seja abordado. Alguns chegam a fazer questionamentos que devem ser respondidos na produção, então faça um checklist e tenha certeza de que está respondendo às questões essenciais;

4 – Qualidade de imagem e áudio. Muitos usuários não se atentam ao local onde estão gravando o vídeo. Grave produções de teste para verificar a parte técnica e garantir que você conseguirá passar a mensagem que deseja e que os recrutadores conseguirão ouvir a sua voz.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais erros encontrados em currículos em vídeo, atente-se para não cometê-los.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!