Já se foi o tempo em que, para se candidatar a uma vaga de emprego, era necessário sair por aí batendo de porta em porta. A prática foi substituída pelos currículos on-line enviados via redes sociais e plataformas exclusivas para a área de recrutamento e seleção.

No entanto, uma nova maneira de buscar emprego está despontando no mercado e fazendo muito sucesso entre os recrutadores: os currículos em vídeo. A ideia pode parecer meio confusa no começo, mas, segundo especialistas da área, é ótima para conhecer os candidatos – melhor do que enviar aquele bom e velho documento on-line.

Mulher negra sentada em uma cama olhando para uma câmera
Conheça 4 dicas essenciais para criar um currículo em vídeo. Imagem: True Touch Lifestyle/Shutterstock

Os currículos em vídeo ganharam ainda mais força durante a pandemia de Covid-19, após o TikTok e o LinkedIn anunciaram portais próprios para produções do gênero, os quais visam estreitar o relacionamento entre empresas e possíveis candidatos.

Mas afinal, como criar um currículo em vídeo?

publicidade

Essa pergunta permeia a mente de muitas pessoas e nós, do Olhar Digital, preparamos algumas dicas simples para tentar te ajudar a construir um currículo diferenciado, que pode fazer toda diferença no momento em que o seu vídeo estará no meio de muitos outros para ser analisado pelo recrutador. Saiba mais abaixo!

Como criar um currículo em vídeo?

Para começar, é necessário entender para qual tipo de vaga você vai se candidatar e qual seu próprio perfil.

Algumas pessoas mais criativas e desinibidas preferem criar um roteiro com falas e interpretações que exibam sua personalidade.

Outras, escolhem apenas ditar seu próprio currículo para a câmera, como se estivessem apenas lendo as informações trazidas no tradicional papel usado em processos seletivos.

Não existe certo ou errado, essa é a verdade. Mas é fato que cada pessoa possui uma personalidade e, se o recrutador está querendo analisar a sua, este é o momento de escolher qual delas vai deixar a sua marca.

Agora, as quatro dicas essenciais

Depois que você tiver escolhido sua maneira de criar o vídeo, se atente a algumas práticas que fazem a diferença no momento de criar qualquer produção, principalmente um currículo.

São elas:

1 – Escolha um lugar bem iluminado. Não se pode gravar um vídeo em local escuro e tampouco em local claro demais. Faça um vídeo teste para verificar a luminosidade do ambiente;

2 – Certifique-se de que a câmera (ou o celular) está bem posicionada. Sempre cheque se o seu equipamento está pegando o ângulo certo do seu rosto e também o ambiente que você quer gravar. Também é importante ter a certeza de que se está gravando em um local sem muita poluição visual – uma parede branca é uma boa opção.

Leia também!

3 – Grave um vídeo teste para que verificar como está o áudio da produção. Verifique se nada está tampando o microfone do dispositivo e se o ambiente escolhido não produz algum eco que irá interferir no currículo em vídeo;

4 – Preste atenção no que irá gravar. Por fim, mas não menos importante, é necessário garantir que você sabe do que está falando. Afinal, o currículo em vídeo se trata de uma espécie de ‘carta de apresentação’ aos recrutadores.

Tenha confiança no seu discurso e, se possível, evite pausas longas para lembrar do que vai falar. Se você não é daqueles que gosta de produzir um roteiro de cabo a rabo, tente ao menos anotar algumas palavras-chave em um pedaço de papel para que te ajude a lembrar os pontos importantes que você gostaria de transmitir na sua mensagem.

Pronto! Agora você já sabe os passos básicos para criar um bom currículo em vídeo. Publique ele nos locais solicitados pelo recrutador ou siga os passos requisitados pela empresa contratando e boa sorte!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!