O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta semana que, a partir de agora, clientes do banco poderão emitir, consultar e alterar boletos bancários diretamente pelo WhatsApp. Segundo informações da Agência Brasil, a instituição financeira ressaltou que o novo recurso irá beneficiar principalmente pequenos empreendedores, otimizando as formas de pagamento ofertadas por esses profissionais.
Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida, basta escrever “Preciso registrar um boleto” para aparecerem instruções na janela de conversas.
Serão solicitadas informações como CPF, nome, endereço, complemento e detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas com o emissor que, por sua vez, pode encaminhar o documento ao destinatário.

O aplicativo também permitirá consultas a partir da busca “Preciso consultar um boleto” ou ainda alterações com o comando “Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.
Evolução do sistema
O novo recurso faz parte de outras melhorias que o banco está implementando em seu sistema com foco em pessoas jurídicas. No ano passado, por exemplo, a instituiçào foi uma das primeiras a rodar um assistente no WhatsApp, com foco nesse público profissional.
Além das funcionalidades já mencionadas, o aplicativo também permite atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico. Além de consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.
Leia mais!
- Nubank finaliza integração da Easynvest e lança o Nu Invest
- Banrisul está preparado para atuar com o Open Banking, afirma presidente da instituição
- Citi estuda oferta de serviços de criptomoeda
Também no ano passado, em meados de agosto, com o decreto da pandemia da Covid-19 em vigor, o banco disponibilizou a renegociação de dívidas via WhatsApp Business, possibilitando o acerto de débitos sem a necessidade de ir à uma agência bancária.
Segundo a instituição, mais de 800 acordos baseados no uso de inteligência artificial foram fechados desde que o banco implementou o recurso. Essas negociações, ainda de acordo com o BB, somam mais R$ 7 milhões.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!