O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta semana que, a partir de agora, clientes do banco poderão emitir, consultar e alterar boletos bancários diretamente pelo WhatsApp. Segundo informações da Agência Brasil, a instituição financeira ressaltou que o novo recurso irá beneficiar principalmente pequenos empreendedores, otimizando as formas de pagamento ofertadas por esses profissionais.

Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida, basta escrever “Preciso registrar um boleto” para aparecerem instruções na janela de conversas.

publicidade

Serão solicitadas informações como CPF, nome, endereço, complemento e detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas com o emissor que, por sua vez, pode encaminhar o documento ao destinatário.

Fachada do Banco do Brasil
Banco do Brasil lança emissão de boletos via WhatsApp; função beneficia pequenos empreendedores. Imagem: Casa da Photo/Shutterstock

O aplicativo também permitirá consultas a partir da busca “Preciso consultar um boleto” ou ainda alterações com o comando “Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.

Evolução do sistema

O novo recurso faz parte de outras melhorias que o banco está implementando em seu sistema com foco em pessoas jurídicas. No ano passado, por exemplo, a instituiçào foi uma das primeiras a rodar um assistente no WhatsApp, com foco nesse público profissional.

Além das funcionalidades já mencionadas, o aplicativo também permite atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de crédito e suporte técnico. Além de consultas de saldo, de extrato e de limite do cartão.

Leia mais!

Também no ano passado, em meados de agosto, com o decreto da pandemia da Covid-19 em vigor, o banco disponibilizou a renegociação de dívidas via WhatsApp Business, possibilitando o acerto de débitos sem a necessidade de ir à uma agência bancária.

Segundo a instituição, mais de 800 acordos baseados no uso de inteligência artificial foram fechados desde que o banco implementou o recurso. Essas negociações, ainda de acordo com o BB, somam mais R$ 7 milhões.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!