A internet se tornou algo quase indispensável para o nosso cotidiano. No Brasil, por exemplo, já são mais de 152 milhões de pessoas conectadas. Com o passar dos anos, a rede começou a ser utilizada por diferentes categorias de dispositivos eletrônicos, como smartphones e TVs inteligentes, por exemplo. No entanto, muitos ainda podem se questionar: quem de fato inventou a internet?

Pois bem, de início é importante ressaltar que a internet foi criada para fins militares durante a Guerra Fria. A novidade foi fruto de um trabalho coletivo de uma equipe de pesquisadores.

Quando surgiu a internet?

A rede surgiu em outubro de 1969 graças à Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network ou Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas), um órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Na época, o recurso também servia para conectar as universidades e laboratórios de pesquisa. A Universidade da Califórnia, inclusive, foi a primeira a enviar um e-mail para as outras instituições de ensino dizendo: “Você está recebendo isso”.

publicidade

Um de seus recursos principais é o protocolo de comunicação TCP/IP (em português, Protocolo de Controle e Protocolo de Internet, respectivamente).

Protocolo de comunicação e a World Wide Web

Basicamente, o protocolo de comunicação TCP/IP é o que estabelece como os dados devem ser transmitidos e recebidos na web. Foi uma forma criada pelos pesquisadores para permitir a “conversa” entre diversos computadores diferentes.

Seus criadores foram: Robert Kahn e Vinton Cerf, frequentemente intitulados como os “pais da internet”.

Imagem mostra o WWW em destaque em um navegador da internet e o cursor do mouse
A World Wide Web (WWW) surgiu em 1992. Imagem: Shutterstock

Em 1987, a internet teve o seu uso comercial liberado. Já em 1992, surgiu a World Wide Web (WWW), uma rede dentro da internet criada pelo cientista britânico Tim Berners-Lee. Essa é a porção que a maioria de nós usa e onde estão hospedados todos os sites.

Leia mais:

Tim também foi o criador da linguagem empregada na criação de sites (o HTML) e do HTTP (um protocolo que gerencia as conexões na internet).

O cientista recebeu em 2003 da rainha da Inglaterra o título de cavaleiro. Atualmente, ele atua como professor em duas instituições (a Universidade de Oxford e o Massachusetts Institute of Technology).

Por fim, Cerf e Kahn receberam em 2004 o prêmio A.M.Turing Award, a congratulação mais relevante das ciências informáticas.

Via: Uol, ebiografia

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!