A Nasa precisou cancelar os planos de uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) que estava marcada para esta semana. De acordo com a agência, o motivo foi um mal-estar de Mark Vande Hei, um dos astronautas que ia participar da tarefa. A Nasa descreveu a indisposição como uma “questão médica menor”.

De acordo com a Nasa, o problema não é uma emergência médica e não exige um retorno do astronauta à Terra. Vande Hei caminharia no espaço nesta terça-feira (24) junto com seu companheiro de ISS Akihiko Hoshide, que é astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa). A caminhada seria para preparar o posto avançado para receber um novo painel solar.

A caminhada planejada para Vande Hei e Hoshide consistiria em instalar um kit de modificação à esquerda da estrutura principal do posto avançado. O kit permitirá a instalação de um novo painel solar para reforçar a rede elétrica da estação. A nova matriz será a terceira de seis, que terão a função de atualizar o sistema de energia da Estação Espacial Internacional.

Sem previsão

O engenheiro de voo Victor Glover, da Nasa, em caminhada espacial durante reparo na Estação Espacial Internacional. Imagem: Nasa/Divulgação
Caminhada espacial ainda não tem uma nova data prevista para acontecer. Imagem: Nasa/Divulgação

Como a caminhada não depende do tempo, outros membros da tripulação seguirão com outras etapas da missão e continuarão avançando com outras atividades que envolvem a preparação para a instalação do painel solar. Agora, as equipes da Nasa estão trabalhando para determinar uma nova data para a caminhada, já que este é um período bem movimentado na estação espacial.

publicidade

Leia mais:

No próximo sábado (28), uma espaçonave SpaceX Cargo Dragon será lançada para a missão de reabastecimento CRS-23. Além disso, a Rússia planeja enviar cosmonautas para uma série de caminhadas espaciais a partir da semana que vem, a fim de concluir os trabalhos de instalação do módulo Nauka, que atracou na ISS no início deste mês.

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!