Provavelmente, você passa algum tempo lendo as últimas notícias do dia no seu iPhone (ou Android). No entanto, nem sempre os textos estão otimizados para uma boa leitura na tela do celular.

A boa notícia é que existem recursos que podem ajudar a tornar essa experiência mais agradável no telefone da Apple. Veja alguns deles no guia abaixo.

Use a ‘Visualização do Leitor’ no Safari

O Safari é o navegador padrão do iPhone. Um dos motivos para usá-lo no lugar dos outros concorrentes é o ‘Reader View’, ou ‘Visualização do Leitor’ em português.

Quanto ativado, este modo formata as páginas da web automaticamente para torná-las mais digeríveis para leitura no celular, mostrando apenas o texto em destaque.

publicidade

1. Ao acessar um artigo no Safari, o navegador exibirá o seguinte ícone em destaque ao lado da barra de endereço.

Visualização do Leitor no Safari

2. Basta tocá-lo para ativar a ‘Visualização do Leitor’.

Enquanto estiver no modo de leitura, você também pode tocar em ‘AA’ para acessar algumas opções extras. Tocar no ‘A’ menor, por exemplo, encolhe o texto, já o ‘A’ maior aumenta o tamanho da fonte. Falando em fonte, você pode alterá-la tocando em ‘Fonte’ no menu.

Visualização do Leitor no Safari

Logo abaixo, toque em uma das cores (branco, creme, cinza ou preto) para alterar a aparência do fundo da página no modo leitura.

Ativar o modo de leitura automaticamente

Se tocar em ‘AA’ e, em seguida, ‘Ajustes do Site’, você poderá ativar a opção ‘Usar leitor automaticamente’. Essa opção força o Safari a entrar na ‘Visualização do Leitor’ sempre que visitar uma determinada página no futuro.

Visualização do Leitor no Safari

Facilite a leitura dos textos no iOS

Para aprimorar a leitura dos textos em todo o sistema da Maçã, acesse as opções de acessibilidade disponíveis em ‘Ajustes’ > ‘Acessibilidade’ > ‘Tela e Tamanho do texto’.

Ajustes de Tela e Tamanho de Texto no iOS

A opção ‘Texto em negrito’ deixa o texto mais fácil de ler sem aumentar o seu tamanho. Você também pode selecionar ‘Texto maior’ e deslizar o controle para o tamanho que mais te agrada. Todos os aplicativos do iPhone vão aproveitar essa configuração.

Já a opção ‘Figuras nos Botões’, como em ‘Volta’ na captura de tela acima, adiciona uma linha abaixo de qualquer texto que também represente um botão de ação no iOS. O que ajuda na legibilidade e navegação do sistema.

Leia mais:

Ajuste a aparência do iOS

O modo escuro, o True Tone e o Night Shift são três recursos que podem ajudar não só na leitura, mas ao usar o seu iPhone à noite em um quarto escuro, por exemplo.

Você pode habilitar o tema escuro em ‘Ajustes > Tela e Brilho’. Se desejar que o modo escuro seja ativado apenas quando o dia escurecer, ative a opção ‘Automática’.

Ajustes de Tela e Brilho no iOS

Abaixo do ajuste de brilho, temos o ‘True Tone’. Quando ativado, seu iPhone ajustará automaticamente o equilíbrio de branco na tela para refletir o ambiente atual. Isso significa que a tela ficará com cores mais naturais, tornando a leitura menos chocante, especialmente sob iluminação fluorescente ou incandescente.

Finalmente, chegamos ao ‘Night Shift’, especialmente útil para quem lê na cama. Essa funcionalidade remove a luz azul da tela para simular o pôr do sol, o que ajuda o seu corpo a relaxar naturalmente no fim do dia.

Pronto! Aplicando as dicas acima, você certamente terá uma experiência de leitura mais confortável no iPhone.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!