Perder o sinal da internet é uma das coisas que mais irrita um usuário, ainda mais porque a situação só acontece em ocasiões em que estamos precisando da conexão, como em um jogo on-line, uma reunião do trabalho por videoconferência ou até durante aquele bate-papo interessante no WhatsApp. Aí vem a famosa frase: “minha internet caiu”. Mas por que isso acontece?

Existem diversos motivos para a queda de internet, se for no Wi-Fi da sua casa, por exemplo, pode ser um fio desconectado ou com mau contato. Nos dados móveis do celular, pode ser que você já tenha consumido todo seu pacote e a franquia tenha acabado. No entanto, também existe a ‘Área de Sombra’, locais conhecidos por terem baixa cobertura de sinal – como quando viajamos e ficamos desconectados na estrada ou quando um determinado cômodo da casa não encontra a força necessária para ativar o seu 4G.

Caiu a internet? Entenda o que é uma Área de Sombra e veja como acessar o mapa de cobertura da Anatel. Imagem: Shutterstock
Caiu a internet? Entenda o que é uma Área de Sombra e veja como acessar o mapa de cobertura da Anatel. Imagem: Shutterstock

Áreas de sombras, também conhecidas como “Zonas de Sombra”, interrompem tanto ligações, quanto conexões com a internet. Os motivos mais comuns para a interrupção são barreiras físicas, como prédios e shoppings, ou ainda lugares onde a cobertura não alcança com tanta intensidade, como montanhas e áreas mais baixas – como praias ou subsolos.

A cobertura de sinal é transmitida pelas operadoras de telefonia e distribuído através de frequências de rádio emitidas por torres e antenas. Além de todas as barreiras já mencionadas, caso você esteja muito longe de uma das torres que responde pela área de cobertura da sua operadora, pode ser que a conexão também seja perdida ou funcione de forma mais fraca.

publicidade

Leia mais!

De acordo com a Anatel, “a área de cobertura compreende os locais onde existe sinal da prestadora e deve abranger pelo menos 80% da área urbana da cidade que dá nome ao seu município. Locais como estradas, zonas rurais e túneis podem ficar sem sinal, mas ele deve estar disponível onde está a maioria da população.”

Por este motivo, as operadoras precisam enviar à Anatel o seu mapa de cobertura, para que o cliente saiba exatamente a intensidade do seu sinal por operadora e região.

Veja abaixo como acessar o mapa!

Como acessar o mapa de cobertura da Anatel?

1. Entre no site – http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/cmap.php – para acessar o mapa da Anatel;

2. Nele, selecione estado e região onde você deseja conferir a cobertura das operadoras;

3. O sistema mostrará de forma geral o alcance dos sinais da Claro, Oi, Tim e Vivo na região. Para mudar o local, basta alterar o nome do município no menu suspenso ou clicar com o mouse na cidade no mapa – o zoom ajuda a encontrar cidades menores.

Vale ressaltar que “os mapas de cobertura dizem, em teoria, onde há sinal, contudo, a cobertura efetiva dependerá de fatores como relevo, construções, tipo de ambiente (aberto ou fechado), localização da pessoa em relação ao solo (andares altos ou subsolo) e outros”, conforme informações da Anatel.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!