Uma pesquisa indica que as mulheres fumam menos cigarros do que os homens, mas possuem mais dificuldade para parar de fumar. O estudo conduzido com mais de 35 mil fumantes foi realizado pela University of Burgundy, em Dijon, na França.

A pesquisa comparou taxas de abstinência de homens e mulheres que usaram serviços de ajuda para parar de fumar entre 2001 e 2018 na França. Os participantes tinham 18 anos ou mais e contavam com pelo menos um fator de risco adicional para doenças cardiovasculares, como obesidade, pressão alta, diabetes e outros.

“Em nosso estudo, as mulheres que usaram serviços de cessação do tabagismo tiveram taxas mais altas de sobrepeso ou obesidade, depressão e ansiedade em comparação com os homens e pararam com o hábito com menos frequência. Nossos resultados destacam a necessidade para fornecer intervenções para parar de fumar adaptadas às necessidades das mulheres”, explica Ingrid Allagbe, autora do estudo.

Mulheres e a dificuldade para parar de fumar

Os cientistas usaram uma escala para classificar a dependência de nicotina como leve, moderada ou grave. Testes de monóxido de carbono confirmaram os casos de abstinência, quando a pessoa estava a pelo menos 28 ias sem fumar. Os participantes foram classificados com sintomas de ansiedade e depressão ou não de acordo com o histórico médico, uso de ansiolítico ou antidepressivo.

publicidade

Leia mais:

Os resultados mostram que as mulheres possuem uma tendência maior e terem dificuldade em parar de fumar. Enquanto os homens costumam fumar mais, mas conseguem abstenções mais duradouras.

“As descobertas sugerem que, apesar de fumar menos cigarros e ser menos dependentes da nicotina do que os homens, as mulheres têm mais dificuldade em parar de fumar. Os possíveis contribuintes podem ser a maior prevalência de ansiedade, depressão e sobrepeso ou obesidade entre as mulheres. foi relatado anteriormente que as mulheres podem enfrentar diferentes barreiras para parar de fumar relacionadas ao medo de ganho de peso, hormônios sexuais e humor”, completou Allagbe.

Via MedicalXpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!