A Jeep anunciou hoje os detalhes da fabricação do Commander, o primeiro veículo da montadora fabricado diretamente no Brasil. O modelo SUV será fabricado nas instalações do Polo Automotivo de Goiana, Pernambuco, em duas versões completas e chegará ao mercado nacional a partir de outubro deste ano, com preços a partir de R$ 199.990.

O SUV chega no mercado em duas versões, Limited e Overland, ambas com opções de motor Turbo flex (4×2) e Turbo diesel (4×4). Todas as versões são de câmbio automático, com o motor flex apresentando seis marchas e o diesel, nove. A versão Limited vem com rodas de liga leve de 18”, e a Overland, 19”.

Jeeps Commander parados em estrada
Commander terá produção no Brasil e duas opções de motores. (Imagem: Divulgação/Jeep)

Os dois Commander terão um total de sete assentos feitos em couro com detalhes em suede, e porta-malas com até 1.760 litros com todos os bancos rebaixados. Há três opções de acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

No exterior, o Commander Limited oferece seis opções de cores tradicionais — Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon, além de uma cor nova exclusiva: Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo.

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Segundo o diretor do Brand Jeep para a América Latina, Alexandre Aquino, o novo Jeep é um veículo topo-de-linha, que querem “continuar crescendo na escolha de seu carro”. Ele ainda afirma que o SUV possui acabamentos e tecnologia premium, mas “sem perder, claro, sua capacidade para a aventura, como todo Jeep deve ser”.

Commander apresentará motores com até 185 cv

Nas versões Turbo Flex, o Jeep Commander vem com motores T270, com 185 cv de potência e 270 Nm, além de tecnologia de baixa emissão de CO2, segundo padrões do Brasil para 2022. O veículo apresenta modo de condução Sport, com trocas de marcha em rotações mais altas. Por fim, este modelo apresenta o Traction Control + para pisos de baixa aderência, que transfere todo o torque para a roda que esteja em contato com o piso.

Jeep Commander Limited em fundo branco
Edição Limited será a versão de entrada do SUV de Luxo. (Imagem: Divulgação/Jeep)

Já o modelo Turbo Diesel vem com o motor TD380, de quatro cilindros, de 2.0 litros cada e propulsor de 170 cv de potência e 380 Nm. Para reduzir a emissão de poluentes, a versão exige o uso do aditivo ARLA32, com reabastecimento a cada 10 mil quilometros. O modelo possui sistema de tração 4×4 com controle de descidas HDC (Hill Descent Control), e seletor de terrenos com três modos: Sand/Mud, Snow e Auto.

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Tecnologia de bordo avançada e conexão com Alexa

No aspecto de navegação, o Jeep Commander virá com um cluster Full Digital personalizável de 10,25 polegadas, e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD. A interface possui pareamento com Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio, e possui um painel para recarga de smartphones compatíveis por indução. Entradas USB nas três fileras de assentos permitem o carregamento convencional.

Além disso, o veículo possui controle de cruzeiro adaptativo, com detecção de ponto cego, tráfego cruzado e alerta de mudança de faixa. O SUV apresenta uma série de alertas com frenagem automática — desde colisão com automóveis até freio de emergência para pedestres, motociclistas e ciclistas.

Jeep Commander Overlander em fundo branco
Edição Overland será o topo de linha da Jeep. (Imagem: Divulgação/Jeep)

Outros recursos do Commander são assistentes de estacionamento, reconhecimento de placas de velocidade, troca automática de faróis e detectores de fadiga do motorista. O veículo apresentará integração com a inteligência artificial da Alexa e possui Wi-Fi nativo.

O Jeep Commander já se encontra em pré-venda no site oficial do veículo, bem como em concessionárias da marca em todo o Brasil. A fase de pré-aquisição pede taxas de reserva de R$ 5 mil.