A Porsche anunciou nesta semana a versão 2022 do seu modelo elétrico Taycan, disponível em dois modelos: básico e Cross Turismo. São diversas mudanças na nova geração do executivo — o EV mais vendido do Brasil, por sinal —, que incluem ajustes no carregamento rápido, inclusão de compatibilidade com Android Auto e o retorno de pinturas clássicas dos anos 1990, como a rosa-choque (Ruby Star) e a azul-claro (Riviera Blue).

A opção por recuperar esquemas de pintura cultuados entre os fãs da marca faz parte da estratégia da Porsche para personalizar o Taycan. As customizações estão disponíveis nas modalidades Paint to Sample e Paint to Sample Plus, que incluem 65 tons diferentes além das 17 cores padrão no modelo elétrico.

Na Paint to Sample, o motorista pode recorrer às cores mais clássicas como a Ruby Star e a Riviera Blue. A rosa-choque (Ruby Star) ficou famosa no início dos anos 90 e foi utilizada principalmente no 928, entre 1991 e 1995, e no 911, em 1991 e 92. Já a Riviera Blue foi adotada mais para o meio da década, entre 1994 e 1996, também nos modelos 911. Na outra modalidade, a Paint to Sample Plus, o condutor ganha liberdade para pintar a carroceria do Taycan da maneira que quiser.

Esta versão aprimorada do Taycan chegará às concessionárias dos Estados Unidos e da Europa no fim deste ano. Está já em pré-venda no Brasil, com previsão de entrega para este ano. Ao menos por enquanto, sem os itens especiais da pintura.

publicidade
Imagem promocional do Porsche Taycan 2022
Carroceria com pintura rosa-choque (Ruby Star) ficou famosa nos anos 90, tendo sido utilizada tanto no Porsche 911 quanto no 928 (Porsche/Divulgação)

Avanços no carregamento rápido e assistência de estacionamento

Embora não tenha realizado mudanças no trem de força, a Porsche fez vários ajustes no sistema de gerenciamento térmico do Taycan que proporcionaram bons avanços na performance do carro. Entre os aperfeiçoamentos, diz a marca, a possibilidade de a bateria de alta tensão ser aquecida a uma “temperatura levemente mais alta do que antes” e, com isso, diminuir o tempo de recarregamento. Antes, o Taycan atingia a taxa de carga máxima de 270 kW. Agora, é possível atingir até 350 kW.

Outra novidade no novo Taycan é uma nova opção de assistência de estacionamento. É possível agora, sem estar ao volante, controlar as manobras de entrada e saída de vagas por meio de um smartphone. O sistema detecta os espaços vagos no estacionamento de forma automática e faz a mensuração com os sensores ultrassônicos do veículo. Se a vaga estiver limpa, o condutor pode conduzir todo o processo de estacionamento com o app Porsche Connect.

Porsche Taycan Turbo S e 911
Taycan Turbo S ao lado do 911 (Porsche/Divulgação)

O Taycan agora também é compatível com o Android Auto, o sistema de direção do Google. Anteriormente, o modelo executivo já contava com o Apple Carplay, além de interações com o Apple Music e o Apple Podcasts. O layout e o sistema operacional no painel ainda foram levemente remodelados: agora há cinco opções de menu em vez de três no lado esquerdo da tela central e o arranjo dos ícones pode ser customizado.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!