No filme “Her”, de 2013, Theodore, personagem de Joaquin Phoenix, se apaixona pela voz do novo sistema operacional de seu computador, dando início a uma estranha história de amor entre ambos. No clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, o relacionamento entre o casal protagonista é uma das mais célebres histórias de amor proibido de todos os tempos.

Agora, imagine a mistura entre amor estranho e amor proibido. Isso talvez possa descrever o “relacionamento” entre Adie Timmermans e Chita: uma mulher e um chimpanzé macho. E, como em toda história de amor proibido, o “casal” foi impedido de continuar se vendo.

Isso aconteceu na Bélgica, no zoológico da Antuérpia, local que Adie vinha frequentando há cerca de quatro anos. Lá, a belga passava horas na área dos chimpanzés, trocando acenos, gestos de carinho e até beijos (pelo vidro) com Chita.

Adie Timmermans alega estar vivendo um amor proibido com o chimpanzé Chita, de um zoológico da Bélgica. Imagem: Captura de tela / YouTube ATV

Zoológico alega que Chita sofreu problemas de socialização com outros chimpanzés

No entanto, a administração do zoo decidiu por fim ao suposto caso de amor entre Adie e Chita. Isso porque a história vinha prejudicando a socialização entre o chimpanzé e os demais animais de sua espécie  que dividem com ele o espaço.

publicidade

“Quando Chita está constantemente cercado por visitantes, os outros animais o ignoram e não o consideram parte do grupo”, explicou a curadora do zoológico Sarah Lafaut à ATV, emissora de televisão belga.

De acordo com uma curadora do zoo, Chita está sendo punido com isolamento pelos demais chimpanzés. Imagem: Captura de tela / YouTube ATV

Segundo Sarah, o animal passa em torno de 15 horas (fora do horário de visitas dos humanos) completamente isolado dos outros chimpanzés. “Um animal que está muito focado nas pessoas é menos respeitado por seus pares. Queremos que Chita seja um chimpanzé o máximo possível”, explicou.

Leia mais:

Chita, que foi criado desde de filhote como animal de estimação, foi doado para a instalação de animais selvagens quando tinha por volta de 30 anos. Ele já está há oito anos no recinto, onde já chegou a ser ferido gravemente em uma luta com outros chimpanzés machos.

Mulher lamenta que amor tenha sido proibido e se diz injustiçada

O fato de ter sido criado longe de qualquer ser de sua espécie pode explicar a resistência que Chita tem a outros chimpanzés. De qualquer forma, especialistas afirmam que o exagero do contato entre ele e Adie influencia ainda mais em seu comportamento agressivo com os demais, que acabam por isolá-lo.

No entanto, a mulher se diz vítima de uma restrição injusta, já que, segundo ela alega, Chita ainda recebe visitas e interage com outros seres humanos.

“Eu amo aquele animal e ele me ama. Não tenho mais nada. Por que eles querem mudar isso?”, lamenta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!