Uma dor de cabeça constante da SpaceX pode estar próxima de ser solucionada: a empresa estuda construir um túnel subterrâneo em sua estrutura localizada em Boca Chica, Texas, para simplificar processos logísticos e também deixar de atrapalhar a comunidade local.

Explicando: cada vez que ela testa um novo foguete ou algo relacionado à Starship, a SpaceX tem que fechar uma rodovia próxima de sua estrutura. Isso causa certos problemas já que, ainda que a região não seja muito desenvolvida, aquela via é o único acesso à praia de Boca Chica — e a cada novo teste, cidadãos da região não só não podem ir até lá, mas quem já estiver por ali, tem que sair. A situação é tão corriqueira que, no site do condado de Cameron, onde Boca Chica é localizada, há até uma seção dedicada a alertas de fechamento por causa da SpaceX, com direito a serviço de envio de avisos via SMS.

Leia também

Imagem mostra a rodovia Texas Highway 4, sob a qual a SpaceX estuda construir um túnel subterrâneo
A Texas Highway 4, que corta parte da estrutura da SpaceX em direção à praia de Boca Chica: via é fechada toda vez que a empresa de Elon Musk executa testes de seus produtos espaciais. Imagem: Miguel Roberts/Associated Press

Por essa razão, representantes da Boring Company — outra empresa de Elon Musk, tal qual a SpaceX e a Tesla — têm se encontrado com oficiais do governo municipal de Cameron County desde julho deste ano, propondo a construção de um túnel subterrâneo que trará dois benefícios bem interessantes.

publicidade

O primeiro, evidentemente, é manter o acesso à praia e a outras estruturas da região de Boca Chica sempre disponíveis à comunidade (exceto em testes de lançamento ou pressão, que são bem mais intensos). O outro é facilitar o trajeto de funcionários da SpaceX.

A empresa conta com diversos colaboradores que moram em locais como a Ilha South Padre ou Porto Isabel. Desses locais à empresa, o trajetos teriam aproximadamente 3 km a 5 km, mas ambos passam por baixo de uma rota por onde passam navios comerciais. Por isso, se vier a acontecer, a construção do túnel terá que ser um pouco mais funda do que o de costume — um bom exemplo disso é o túnel feito pela Boring Company em Las Vegas, Nevada, com pouco mais de 12 m de profundidade, além de 2,73 km de extensão e custo de US$ 52 milhões (R$ 272,49 milhões).

Ao contrário do projeto em Las Vegas, porém, um dos empecilhos para a construção deste túnel é que o governo municipal não querer arcar com seus custos de nenhuma forma, segundo o que informa o jornal Brownsville Herald. Por ora, porém, a ideia é puramente conceitual, já que a prioridade da SpaceX neste momento é obter as permissões ambientais necessárias para assegurar o lançamento da espaçonave orbital Starship, cujos testes vêm sendo ampliados nos últimos meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!