Novos testes de benchmark do SoC Exynos 2200, da Samsung, relatam que o desempenho gráfico superou o chip A14 Bionic, da Apple. O processador, que integrará o hardware dos novos Galaxy S22, conta com um setup de processamento gráfico desenvolvido em parceria com a AMD, a mesma fabricante das placas Radeon para computadores.

Os dados comparativos entre o chip da Samsung e da Apple foram publicados pelo leaker @FrontTron, no Twitter. De acordo com o usuário, a GPU da AMD conta com uma velocidade de clock de 1,31 GHz e atingiu taxas de quadros a 170 fps, bem à frente dos 120 fps conquistados pelo A14 Bionic. 

publicidade

Em testes de estresse de máquina, em que são emulados aplicativos simultâneos para se obter um consumo maior do processador, o Exynos 2200 conseguiu performar entre 121,4 e 51,5 fps. Em comparação, o chip da Apple ficou entre 79,9 e 30 fps, respectivamente.

Apesar da vitória, vale lembrar que o A14 Bionic está uma geração atrás do Exynos 2200. O real adversário da Samsung em 2022 provavelmente será o A15 Bionic, SoC que pode fazer parte do iPhone 13, previsto para chegar ao mercado em 17 de setembro de 2021.

publicidade

Leia mais:

Chip gráfico contará com a mesma arquitetura de PCs e consoles da nova geração

A GPU do Samsung Exynos 2200 utiliza a arquitetura proprietária da AMD RDNA2, a mesma utilizada nas placas Radeon para desktops e nos consoles Playstation 5 e Xbox Series X. De acordo com a fabricante, o desempenho obtido com a tecnologia é 50% superior em relação as gerações anteriores da AMD.

publicidade

Apesar do avanço, os testes relatados por @FrontTron se mostraram inferiores aos resultados obtidos no início do ano. A explicação estaria na carga energética do dispositivo. Tanto desempenho em um aparelho tão compacto quanto um smartphone pode resultar em superaquecimento ou mesmo em um consumo maior de bateria. Assim, as fabricantes devem estar estudando formas de sacrificar parte desta potência para garantir a estabilidade energética do smartphone.

Exynos 2200 deve ser o SoC global do Galaxy S22

Ainda de acordo com o leaker, o Samsung Exynos 2200 equipado com a tecnologia RDNA2 deve ser o único modelo presente no Galaxy S22. Além do desempenho superior ao iPhone, a prioridade no modelo feito pela própria Samsung também estaria relacionada a falta de insumos na indústria de eletrônicos.

publicidade

O novo carro-chefe da fabricante deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2022.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!