A missão CRS-23, na qual a nave Dragon, da SpaceX, levará pouco mais de duas toneladas de suprimentos científicos da Nasa à Estação Espacial Internacional (ISS), está programada para o próximo sábado (28). Se você sempre quis saber como é um lançamento ao vivo, nós te contamos como assistir à ocasião.

Na verdade, há várias formas: a primeira – e mais conveniente – é voltar a esta matéria na hora do lançamento e clicar em “Play” no vídeo abaixo, que contém a transmissão direta da própria SpaceX:

Leia também

Além disso, o canal oficial da Nasa, que encomendou a missão, também fará a transmissão simultânea. “É sempre muito empolgante falar sobre uma missão um dia antes de seu lançamento”, comentou Joel Montalbano, o gerente de programas da estação espacial para a agência americana, durante uma conferência em vídeo feita com a imprensa hoje (27). “Nós estamos prontos para partir”.

publicidade

O lançamento marca a primeira tentativa da SpaceX de voar ao espaço em dois meses – o hiato mais longo de seu calendário -, já que a empresa estava com voos paralisados em virtude de dois projetos – o upgrade nos satélites da Starlink e as atualizações de testes da Starship e seu foguete Super Heavy.

A nave Dragon a ser usada no sábado é a C208, que já foi usada em outra ocasião – a missão CRS-21 – para a mesma finalidade. Entretanto, os controladores afirmam que a previsão do tempo não é das mais favoráveis, com apenas 40% de chances de céu limpo na região do Centro Espacial Kennedy, de onde o lançamento será feito. A maior preocupação, no entanto, é a possível presença de nuvens cumulus, de contorno nítido e composição mais densa, que complicam a visualização externa.

Caso o foguete – um Falcon 9 também já usado em outras missões – não consiga decolar devido ao tempo, o lançamento será remarcado para o domingo (29), onde a previsão do tempo antecipa 60% de chances de céu limpo.

A nave não terá tripulação. À bordo estarão suprimentos, equipamento e experimentos, como por exemplo um que visa analisar como certas plantas se comportam no espaço, enquanto outro buscará responder a perguntas sobre como a radiação espacial e microgravidade afetam a regeneração de ossos fraturados.

“Temos centenas de experimentos sendo conduzidos a bordo, todos de diferentes disciplinas relacionadas à microbiologia celular em microgravidade, para animais e para plantas, tecnologias demonstrativas e até alguns de cunho comercial”, disse Jennifer Scott Williams, gerente do Escritório de Suporte a Aplicações de Clientes para a Nasa.

Então prepare o café forte: o lançamento da nave Dragon da SpaceX está marcado para as 4h47 da manhã deste sábado (horário de Brasília). A segunda oportunidade no domingo, caso a primeira data se mostre impossível, ainda não tem horário certo, mas também será de manhã.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!