Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, entrou em contato com o CEO da SpaceX, Elon Musk, nesta quinta-feira (25), pelo Twitter, com um convite enigmático a respeito de uma nova expedição da Rússia à Estação Espacial Internacional (ISS), que deve acontecer em 5 de outubro.

“Boa tarde senhor Elon Musk! No dia 5 de outubro, uma nova expedição partirá para a Estação Espacial Internacional. Estamos planejando enviar um grupo cinematográfico de um canal de televisão líder como parte dele. Nossa tarefa é contar a verdade sobre voos tripulados, sobre o risco constante e o tremendo impacto emocional de todos os organizadores de voos espaciais. Tenho certeza que você me entende bem. Se você tiver possibilidade, eu ficaria feliz em vê-lo em 5 de outubro no berço da cosmonáutica mundial – o cosmódromo de Baikonur”, diz a mensagem, que Rogozin finaliza: “Eu ficaria feliz em conhecê-lo pessoalmente. Venha! Estamos esperando por você”.

Chefe da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, faz convite estranho a Elon Musk. Imagem: ID1974 – Shutterstock

No mesmo dia, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, ele também havia convidado formalmente o administrador da Nasa, Bill Nelson, para um bate-papo.

“O administrador Nelson está ansioso para se reunir com o diretor-geral Rogozin assim que o Covid-19 permitir”, disse o secretário de imprensa da Nasa, Jackie McGuinness, à TASS. E esse convite foi igualmente envolto em mensagens enigmáticas.

“Alguns assuntos devem ser discutidos pessoalmente”, escreveu Rogozin no Telegram, conforme citado pelo TASS, ao revelar que Nelson e sua esposa também foram convidados para irem à sua casa.

Intenções de diretor da Roscosmos com Elon Musk não estão claras

De acordo com o site Futurism, não está claro se Rogozin está simplesmente pedindo a Musk para participar de uma entrevista ao canal de televisão – ou se algo maior está em jogo.

É um convite especialmente estranho, ainda segundo o Futurism, tendo em vista a relação nada amorosa existente entre Musk e Rogozin, que já expressou repetidamente seu descontentamento com a SpaceX e seu líder.

Foto do bilionário Elon Musk
Elon Musk nunca se deu bem com Dmitry Rogozin . Imagem: Naresh777 – Shutterstock

Em um artigo publicado em junho passado, por exemplo, um Rogozin amargo acusou a SpaceX de minar a competição, jogando contra as regras e zombando dos esforços espaciais da Rússia.

No entanto, ele pode agora estar começando a mudar de tom. Primeiro, parabenizou a Virgin Galactic por seu voo bem-sucedido de 80 km em julho, chamando-o de “uma conquista histórica em viagens espaciais”, no Twitter.

Ele também chegou a criticar os “oligarcas bilionários” da Rússia em um tweet subsequente, dizendo que eles preferem gastar dinheiro em iates do que desenvolver espaçonaves – um sentimento que rendeu uma resposta de Musk com emojis de aplausos.

Leia mais:

Musk manteve um tom debochado ao falar sobre a Rússia e seus esforços espaciais, bem como, ocasionalmente, ao fazer algumas piadas insistentes a respeito.

As repetidas mudanças de tom de Rogozin tornam suas mensagens ainda mais difíceis de interpretar. Algo se perdeu na tradução? Por que Rogozin, de repente, se interessou pelas sugestões de Musk e Nelson?

É possível que a agência espacial russa simplesmente deseje obter uma declaração de Musk sobre como é difícil enviar humanos ao espaço. Mas, se o excêntrico bilionário acabará aceitando a oferta é impossível de prever. Ele tem estado extremamente ocupado, conciliando seu tempo entre Tesla, SpaceX e a problemática Neuralink.

Isso deixa muito pouco tempo para uma entrevista com um homem com quem ele já bateu de frente em várias ocasiões – e em uma região extremamente remota do Cazaquistão, menos ainda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!