Um museu nos Estados Unidos vai exibir o que chama de “a maior rocha de Marte na Terra” em uma exposição próxima. Segundo a instituição, a pedra em questão tem 25 centímetros (cm) de tamanho, pesa cerca de 15 quilogramas (kg) e chegou aqui como um destroço de um asteroide que se chocou contra a superfície do planeta vermelho. Fotos do objeto não foram divulgadas. 

Segundo especialistas, há ao todo 227 kg de rocha de Marte na Terra (confirmados, pelo menos). A peça na posse do Museu de Gemas e Minerais do Maine é chamada de “Taoudenni 002” em homenagem à cidade onde ela foi encontrada, em Mali, em 2021. Ela foi comprada pelo museu pouco tempo depois e será exibida a partir de 1º de setembro.

publicidade

Leia também

Segundo a descrição da Taoudenni 002 do Meteor Bulletin: “essa massa unitária, rochosa de contornos lisos traz uma face parabólica, truncada por uma superfície perpendicular. Não há fusão de crosta nesta forma. Uma ‘pátina’ desértica cobre a superfície primária, o que determinamos ser feita de grãos de piroxena, olivina e masquelinita. Uma marcação natural clara marca quais porções da rocha estavam soterradas ou acima do chão”.

De acordo com o museu, a fim de manter-se em dia com os protocolos de segurança contra a Covid-19, uma recepção “com capacidades limitadas” será realizada em 31 de agosto, a fim de celebrar a aquisição da rocha. Dois cientistas da Nasa devem comparecer.

“Rocha” e “Marte” são duas palavras que a Nasa ouviu bastante nas duas últimas semanas, aliás: lá no planeta vermelho, o rover Perseverance sinalizou a coleta da primeira amostra do solo marciano. A agência celebrou antes da hora, porém, já que o tubo de ensaio se mostrou vazio. Após investigação remota, a agência determinou que a pedra escavada (apelidada “Roubion”) se esfarelou durante a perfuração, devido à sua suposta fragilidade.

A partir daí, a Nasa divulgou um novo plano de coleta de amostras do rover: coletar todas as rochas que encontrar pelo caminho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!