Uma orientação da Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória dos Estados Unidos, pede que três pequenas fabricantes de cigarro eletrônico deixem de vender vape aromatizado com tabaco.

A decisão, segundo a agência, é a falta de evidência de que os equipamentos ajudam fumantes a pararem de fumar e o uso indiscriminado por parte dos jovens. O órgão disse que os benefícios para adultos não parecem superar a “ameaça representada pelos bem documentados níveis alarmantes de uso juvenil”.

publicidade

De acordo com o The Washington Post, a FDA pediu na última quinta-feira (26) que as empresas JD Nova Group LLC, Great American Vapes e VaporSalon removam 55 mil produtos existentes ou em planejamento aprazerem lançados no mercado.

FDA e o vape

“Sabemos que os produtos de tabaco aromatizados são muito atraentes para os jovens, portanto, avaliar o impacto do uso potencial ou real dos jovens é um fator crítico em nossa tomada de decisão sobre quais produtos podem ser comercializados”, Janet Woodcock, comissária da FDA em um comunicado sobre o vape.

publicidade

O órgão disse ainda que analisou com mais atenção sabores à base de fruta, como Apple Crumble, Dr. Cola e Cinnamon Toast Cereal, vendidos pelas empresas. Ainda segundo o jornal, a alegação principal é que o uso desses produtos pode desencadear em um vício em nicotina.

Leia mais:

publicidade

“Nós defendemos firmemente a ciência de que * nenhum * produto de tabaco aromatizado é apropriado para a proteção da saúde pública e todos devem ser removidos”, escreveu a American Lung Association no Twitter.

Greg Conley, presidente da American Vaping Association disse que a FDA está indo atrás apenas de frutas com sabor e que não há risco no uso dos aromatizantes conhecidos como vape. Além disso, ele criticou que o governo Biden continua com a repressão contra os cigarros eletrônicos, que começou durante a era Trump.

publicidade

A FDA ainda não se pronunciou sobre outras marcas que produzem esse tipo de aromatizante com tabaco.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!