Aconteceria neste sábado (28) o lançamento da cápsula Dragon, da SpaceX, para a Estação Espacial Internacional (ISS), com pouco mais de 2 toneladas de suprimentos para a tripulação. No entanto, em razão do mau tempo, a decolagem do foguete Falcon 9, que conduzirá a nave de carga, foi adiada para amanhã.

Falcon 9, com a cápsula Dragon no topo, momentos antes da tentativa de lançamento que foi cancelada neste sábado (28). Imagem: Nasa

“O clima não está a nosso favor hoje”, disse o supervisor de produção da SpaceX, Andy Tran, durante a transmissão ao vivo da tentativa de lançamento. “Os veículos, tanto o Dragon quanto o Falcon, permanecem saudáveis”, acrescentou. 

publicidade

Tempestades na Flórida foram responsáveis por adiamento do voo do SpaceX Falcon 9

A decisão de cancelar o voo deste sábado foi anunciada pela SpaceX e pela Nasa por volta das 3h30 do horário local (4h30 pelo horário de Brasília), minutos antes do disparo do Falcon 9 do histórico Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da agência na Flórida. 

De acordo com a Nasa, o motivo do adiamento foram as tempestades que se aproximavam do local.

publicidade

Leia mais:

Mau tempo já era previsto desde a sexta-feira

Segundo as previsões do tempo divulgadas na manhã de sexta-feira (27), havia uma chance de 60% de tempo desfavorável na Flórida, e as tempestades não desapareceram quando a janela de lançamento se aproximou.

publicidade

“O clima é uma história que só piora, infelizmente”, disse o porta-voz da Nasa, Joshua Santora, durante a transmissão de lançamento da Nasa TV. “Abrimos o programa com uma situação que nos tinha cerca de 60% de chance de violar especificamente a regra da nuvem cumulus, mas desde que nosso programa começou, tivemos alguns outros problemas surgindo”, disse Santora. 

O porta-voz informou que a agência estaria monitorando o clima e que a situação não era muito propícia a arriscar. “Estamos rastreando agora a regra da nuvem bigorna e a regra do campo elétrico de superfície. O cenário não é muito bom para se estar”.

publicidade

Conforme anunciado pela Nasa, o lançamento da missão CRS-23 foi remarcado para as 3h14 de domingo (4h14 pelo horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pela  NASA TV e pelo site da SpaceX.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!