O ator e dublador Edward “Ed” Asner morreu na manhã deste domingo (29), aos 91 anos de idade, em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. O lendário ator, ativista e filantropo faleceu “pacificamente”, de acordo com a família, que não informou a causa. Ele ficou conhecido pelo papel de Lou Grant em ‘The Mary Tyler Moore’ e, entre os sucessos, dublou Carl Fredricksen, no filme ‘Up – Altas Aventuras’.

Asner atuou na sitcom ‘The Mary Tyler Moore’ entre 1970 e 1977. Foi presidente do Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores dos Estados Unidos, entre 1981 e 1985. Ele é o ator masculino com mais premiações do Emmy, somando sete estatuetas.

Leia mais:

Lou Grant recebeu um spin-off, de 1977 a 1982, levando Ed Asner a interpretar o mesmo personagem em uma série de comédia e uma dramática. Mais recentemente, em 2009, emprestou a voz para um dos protagonistas de ‘Up – Altas Aventuras’, o senhor Carl Fredricksen. O filme da Pixar recebeu cinco indicações ao Oscar 2010 e venceu em duas categorias: Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha-Sonora.

publicidade
Ed Asner deu voz a Carl Fredricksen em ‘Up’ e em diversos especiais. Imagens: Pixar e Jaguar PS/Shutterstock

O currículo do ator nascido Kansas City, no dia 15 de novembro de 1929, é bastante longo. Asner começou a carreira no teatro e ajudou a fundar a Playwrights Theatre Company em Chicago. Em 1960, conseguiu o primeiro papel na Broadway e chegou à televisão em 1957.

Entre as dublagens em animações como filmes, séries e até videogames, o ator deu voz a diversos personagens da DC e da Hanna-Barbera. Nos últimos anos, Ed Asner fez aparições em diversas séries, como ‘Grace & Frankie’, no papel de Howard Jay, ‘Cobra Kai’ como Sid Weinberg, padrasto de Johnny Lawrence, interpretado por William Zabka, e ‘Disque Amiga Para Matar’, como um amigo de Judy, personagem de Linda Cardellini na casa de repouso.

Via: Deadline

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!