A Nasa transmitirá ao vivo a chegada da cápsula Dragon CRS-23 à Estação Esácial Internacional (ISS). O acoplamento da cápsula à estação está previsto para ocorrer às 12h (horário de Brasília), mas a transmissão começa às 10h30 no canal da Agência Espacial Norte-Americana no YouTube, Nasa TV.

Embora a Dragon seja capaz de navegar e se acoplar automaticamente, a operação será monitorada pelos astronautas da Nasa Megan McArthur e Shane Kimbrough, que estão a bordo da ISS como membros da Expedição 65/66. A cápsula vai permanecer acoplada à estação por cerca de um mês.

publicidade

Leia mais:

A cápsula foi lançada a bordo de um foguete Falcon 9 na madrugada deste domingo (29) às 4h14 (horário de Brasília), decolando a partir do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da Nasa, no Cabo Canaveral, Flórida.

Originalmente, o lançamento deveria ter ocorrido no sábado (28), mas foi cancelado minutos antes do horário previsto devido ao mau-tempo causado pela presença do furacão Ida no Golfo do México. A tempestade foi fotografada por McArthur, que postou a imagem em sua conta no Twitter. 

Desde sexta-feira (27), porém, esperava-se que tempestades na Flórida atrapalhassem o lançamento. De acordo com as previsões do tempo daquele dia, havia uma chance de 60% de tempo desfavorável no estado.

A Dragon leva mais de 2,1 mil quilos de carga para o espaço, incluindo experimentos científicos, suprimentos para a tripulação e hardware para a ISS. Essa é a 23ª missão de serviços de reabastecimento comercial da SpaceX.

Entre os experimentos científicos levados pela cápsula Dragon para a Estação Espacial Internacional, está um estudo de reconstrução de ossos com subprodutos. Ele vai avaliar os efeitos da microgravidade e da radiação no crescimento do tecido ósseo e testar se os metabólitos bioativos, que incluem substâncias como antioxidantes formados quando o alimento é decomposto, podem proteger os ossos durante o voo espacial.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!