Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que a maioria das mães que tiveram Covid-19 durante a gestação passaram os anticorpos para os bebês por meio da placenta.

“O estudo utiliza o teste do pezinho e a testagem das mães para identificar a infecção e vai acompanhar repercussões no desenvolvimento dos recém-nascidos soropositivos”, disse a pesquisa.

Gestantes com Covid-19 passam os anticorpos para os bebês, diz pesquisa. Imagem: Corpii/Shutterstock

A autora do estudo, Cláudia Lindgren, afirmou que diversos estudos mostraram a presença de anticorpos no bebê, no entanto, a maioria deles investigou a transferência de anticorpos após as manifestações da Covid-19 na mãe.

“Em nosso trabalho, estamos testando todas as mães e bebês, independentemente de elas terem apresentado ou não qualquer sintoma da doença durante a gravidez, porque sabemos que cerca de 80% das infecções são assintomáticas”, completou.

publicidade

“Nossa hipótese é a de que, à semelhança de outras infecções virais durante a gravidez, o Sars-CoV-2 pode trazer repercussão futura”, disse a autora lembrando outras doenças como o zika, rubéola e HIV que podem permanecer “ocultas” no organismo.

Leia também!

Por ora, a pesquisa testou cerca de 500 mães e bebês e em 70 casos foram identificadas a transferência de anticorpos IgG por meio da placenta. A UFMG pretende continuar o estudo até chegar a 4 mil testes antes de apresentar o resultado final.

As mães voluntárias para o estudo não receberam a vacina contra a Covid-19 durante a gestação.

Crédito da imagem de destaque: Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!