A MediaTek vem perseguindo o desempenho (e o sucesso) dos processadores móveis da rival Qualcomm faz tempo, e um vazamento aponta que eles estão perto do objetivo, e assim o futuro chip Dimensity 2000 pode superar o Snapdragon 888. Recentemente, a empresa apresentou seus chips Dimensity 920 e 810 com 5G, então já a atualização dos processadores da empresa para flagships já é esperada pelo mercado.

Primeiros smartphones com Dimensity 2000 só em 2022

De qualquer forma, não adianta se animar muito, pois os novos chips ainda vão demorar um pouco. Segundo as informações divulgadas pelo site MyDrivers, o processador pode ser lançado até o final desse ano, e assim os primeiros smartphones equipados com esse chip só chegariam ao mercado no primeiro semestre de 2022.

publicidade

O preço seria a partir de 3.000 yuan, ou o equivalente a produtos com o Snapdragon 870. Apesar de custar mais barato, o desempenho pode ser muito superior ao do Snapdragon 888, caso os rumores se confirmem. O chip deve ser fabricado no processo de 4nm pela TSMC, segundo rumores.

Além disso, a empresa também já está trabalhando em processadores fabricados no processo de 3nm, e pretende criar produtos com eles antes da sua rival dos Estados Unidos, assim, a MediaTek não quer saber de ficar parada em uma zona de conforto.

publicidade
Novo processador Dimensity 2000 da MediaTek será herdeiro da linha Dimensity 1200
Novo Dimensity 2000 será um grande avanço em relação à linha Dimensity 1200 / Divulgação/MediaTek

Desempenho pode ser parecido com próxima geração da Qualcomm

Para deixar todo mundo empolgado, o vazamento diz que o desempenho seria próximo do futuro Snapdragon 898, que deve ser lançado mais para o final de 2021. Com núcleos Cortex-X2 e o ainda nem anunciado Cortex-A79 (herdeiro do Cortex-A78), ele deve contar com uma GPU Mali-G79, que também não foi lançada.

Vale lembrar que estamos falando de um vazamento, e nada disso foi confirmado pela MediaTek.

publicidade

Leia também:

MediaTek mantém o foco em vários segmentos do mercado

Apesar de sua luta para superar a Qualcomm no segmento dos flagships, a empresa não se esquece do grande filão de mercado dos intermediários, e em julho, apresentou os chips G96 e G88 feitos para esse tipo de dispositivo.

publicidade

O movimento da empresa de incluir em processadores mais baratos recursos de chips mais avançados, é digno de aplausos. Quando lançou a linha Dimensity 900, por exemplo, a empresa incluiu o suporte a telas com taxa de atualização de 120Hz e câmeras quádruplas de até 108 megapixels.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!