Uma imensa quantidade de candidatos a viajantes espaciais se inscreveu para fazer parte do hall de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) neste ano. Foram mais de 23 mil requisições, superando (muito) as expectativas iniciais da entidade.

No entanto, as inscrições não são garantia de ingresso, já que os aspirantes a astronautas ainda deverão passar por uma seletiva até novembro, para descobrir se têm o perfil adequado, segundo informações de funcionários da ESA.

Agência espacial europeia recebe mais de 23 mil inscrições de pessoas interessadas em fazer parte de seu quadro de astronautas. Imagem: B. Godart – Shutterstock

ESA abriu inscrições também para a categoria parastronautas

As inscrições para o corpo de astronautas da ESA e um novo programa para “parastronautas”, específico para pessoas com algum tipo de deficiência, encerraram em 18 de junho, mas, como dito, os candidatos em potencial estão sendo solicitados a ter paciência, já que o número de inscritos foi muito acima do esperado.

“Na ESA, acreditamos firmemente que cada candidatura deve receber a atenção que merece. Com o número considerável de candidaturas, simplesmente leva mais tempo do que inicialmente previsto”, disse Guillaume Weerts, chefe de medicina espacial do Centro Europeu de Astronautas (EAC) da ESA , em comunicado.

publicidade

Leia mais:

Número de inscrições do programa atual quase triplicou em relação ao anterior

Após a última chamada da ESA para novos astronautas, em 2008, havia 8.413 inscrições online finalizadas. Em 2021, houve um boom de interesse, com quase três vezes mais inscrições enviadas para que a ESA fosse examinada.

Astronauta na caminhada espacial
Número de inscritos neste ano é quase três vezes maior do que a quantidade de candidaturas da última seleção, feita em 2008. Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock

“Após a conclusão da fase de pré-seleção, descobrimos que algumas fichas não atendiam aos requisitos estabelecidos na documentação aplicável, e esses candidatos foram notificados imediatamente”, disse Antonella Costa, parceira de negócios de recursos humanos da ESA. “No entanto, mais de 80% de todas as inscrições elegíveis restantes ainda estão em análise”, garantiu.

Apesar de não ter sido definida uma data de notificação exata sobre os resultados das candidaturas, a ESA estima que os candidatos serão informados até ao final de novembro, no máximo.

“Se você ainda não foi notificado, não significa necessariamente que sua inscrição não esteja sendo considerada. Pedimos sua paciência enquanto processamos as inscrições e emitimos esses convites”, acrescentou Costa. 

Serão selecionados para a segunda fase 1,5 mil candidatos

Desses 23 mil candidatos, apenas 1,5 mil serão classificados para a segunda fase do processo de seleção, que envolve um dia inteiro de testes em uma das instalações da ESA. No entanto, devido às restrições relacionadas a viagens por causa da Covid-19, os candidatos estão sendo convidados “progressivamente” até o fim do ano. 

Ao todo, são seis fases principais no processo de seleção para ser um dos astronautas da agência, que são concebidas para avaliar as capacidades cognitivas e físicas dos candidatos.

Depois de serem bem-sucedidos no processo de triagem inicial, os candidatos aprovados passarão por três etapas de testes práticos e, em seguida, por duas rodadas de entrevistas, antes de, finalmente, serem selecionados como astronautas – um processo que será concluído em meados de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!