Frank Oz, intérprete de vários personagens da ‘Vila Sésamo’ e considerado um dos pais dos Muppets, diz que não quer se aposentar de novos conteúdos relacionados aos personagens, mas que a Disney prefere que ele não volte. A última vez que Caco, Ênio, Miss Piggy e os outros foram vistos foi nos episódios de ‘Agora Muppets’, do Disney+, série que estreou em 2020 junto com a distribuição em streaming do show original.

A nova atração do universo criado por James Maury “Jim” Henson não agradou uma boa parte do público, visto as notáveis diferenças entre os personagens de agora e de antigamente. As mudanças também não agradaram a Oz, que declarou em recente entrevista ao jornal britânico The Guardian, que a Disney “nunca realmente entendeu o sucesso dos Muppets”, citando que foram os titereiros originais que tornaram a franquia excelente.

publicidade

“É sobre os artistas que se amam e trabalharam juntos por muitos anos”, afirmou aos 77 anos a voz por trás de Miss Piggy, Caco e vários outros queridos personagens. “Eu adoraria fazer ‘Os Muppets’ de novo, mas a Disney não me quer e a ‘Vila Sésamo’ não solicitar meus trabalhos há 10 anos. Eles não me querem porque eu não vou seguir ordens e não vou fazer o tipo de Muppets em que eles acreditam”.

os muppets
“A Disney não quer que eu faça ‘Os Muppets’ mais”, diz Frank Oz. Imagem: Joey Paur/Shutterstock.com

Quanto ao que ele pensa dos novos performers, em poucas palavras, “não muito”. Oz diz que quando assiste o novo show dos Muppets hoje em dia, sente que a “alma não está lá”. “A alma é o que faz as coisas crescerem e serem engraçadas. Mas [não irei julgar], eu sinto falta deles e os amo”, comentou ele, ainda concluindo que tudo o que havia de bom no universo da Vila Sésamo acabou “quando a Disney os comprou”.

publicidade

A primeira tentativa da gigante do entretenimento de adquirir ‘Os Muppets’ acontecei no início dos anos 1990, com Michael Eisner (então diretor executivo da Disney) negociando com Jim Henson, que faleceu antes que o negócio fosse concluído. Em fevereiro de 2004, a “casa do Mickey Mouse” adquiriu oficialmente o direito dos personagens, o que levou a uma série de novos projetos: dois filmes, uma tentativa de um show no horário nobre estadunidense, uma versão baby dos fantoches com animação 3D e, atualmente, ‘Agora Muppets’. Infelizmente, Oz, a voz original da maioria dos amados personagens, não se envolveu em nenhum dos projetos.

Leia mais:

publicidade

A triste verdade parece ser que ‘Os Muppets’ já passaram do seu apogeu e, de certa forma, estão saturados entre o público. É improvável que esse “tipo de faísca” possa ser acesa novamente, ainda mais na era dos streamings. No entanto, a boa notícia é que muitas pessoas que amam Caco, Fozzie, Miss Piggy e o restante continuam trabalhando duro para manter vivo o legado de Henson com novas produções. O futuro dirá sobre o sucesso dos fantoches em meio aos “tempos modernos”…

Fontes: Deadline e The Guardian

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!