Uma página atrelada ao site oficial do artista de rua britânico Banksy (banksy.co.uk) foi notícia esta semana no mundo dos NFTs. O site foi usado como ferramenta para a venda de um NFT falso. Por ora, a exclusão do endereço reforça uma das teses sobre o caso: um ataque hacker.

A agência do artista, por sua vez, relatou apenas que o token não fungível não tem nenhuma relação com o trabalho do grafiteiro.

publicidade

Negociação suspeita

O problema começou com um endereço que redirecionava os usuários para o leilão da arte digital falsa. Vale lembrar que os NFTs (tokens não fungíveis), são itens exclusivos, projetados geralmente para representar algo raro. Por isso o ativo possivelmente relacionado ao artista logo chamou a atenção de um comprador.

Em uma reviravolta no caso, o portal Cnbc informou nesta quarta-feira (1) que o colecionador britânico de NFTs conhecido como Pranksy, conseguiu receber o valor integral da compra de volta.

publicidade

A negociação foi intermediada usando a plataforma OpenSea, apelidada pelos especialistas no assunto como o “eBay dos NFTs”. A venda foi finalizada por 100 unidades da criptomoeda ethereum, o que equivale a cerca de R$ 1,86 milhão.

Antes, o homem havia dito à BBC que foi informado sobre a venda do NFT por um usuário anônimo no aplicativo Discord. A suspeita é que essa pessoa foi a responsável por ter hackeado a página.

publicidade

Leia mais:

Golpistas devem explorar ainda mais os NFTs

Jake Moore, especialista em segurança cibernética da empresa de segurança ESET, disse que os NFTs ainda estão em seu “estágio inicial” no mercado, o que significa que esses ativos “certamente atrairão” mais cibercriminosos e golpistas.

publicidade

“Comprar de locais verificados é vital”, diz Moore. No entanto, o especialista ressalta que essa medida não funciona em casos como o citado antes, em que a página de uma negociação fica comprometida.

A dica do especialista é que os compradores permaneçam “céticos em relação aos NFTs”, já que, pelo menos por enquanto, eles podem ser “facilmente explorados”.

“Os golpistas são muito bons em manipular pessoas e a composição dos NFTs pode ser ainda mais abusada devido à falta de um produto ou serviço físico”, finaliza o especialista.

Por fim, segundo o provedor de análise de blockchain Elliptic, ainda não ficou esclarecido se o episódio foi de fato a obra de um hacker.

Créditos da imagem principal: Pop Villains/Shutterstock

Fonte: Cnbc

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!