Um grupo de criminosos vem usando o sistema de moderação do Instagram para atacar usuários e fazer com que a rede social remova perfis após inúmeras denúncias falsas.

Essa prática pode prejudicar desde pequenos usuários a grandes influenciadores, e levar ao banimento permanente da conta por supostamente violar os termos de uso.

Essa brecha na ferramenta de moderação vem sendo amplamente explorada e, inclusive, se tornou rentável para os golpistas.

Recentemente, a revista norte-americana Motherboard conseguiu contato com um grupo cibercriminoso e descobriu como eles exploram a política do Instagram para ganhar dinheiro oferecendo banir um perfil como um serviço.

publicidade

O golpe consiste em direcionar vários bots para denunciarem um perfil no Instagram, até que a conta caia.

Alguns hackers estão oferecendo livremente esse tipo de serviço pela internet, em alguns casos chegam a cobrar 60 dólares, cerca de 315 reais, para atacar massivamente um perfil. O preço pode variar de acordo com a quantidade de seguidores, podendo chegar até 500 dólares. Segundo relatos de usuários, os golpes já foram registrados em diversos países da América Latina e Europa.

Em nota à imprensa, o Instagram disse que está em busca das contas de cibercriminosos na plataforma e pede aos usuários que relatem qualquer atividade suspeita.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!