Depois de uma tentativa sem sucesso em agosto, parece que o veículo de exploração terrestre (rover) Perseverance, da Nasa, finalmente conseguiu extrair uma amostra do solo de Marte, embora ainda falte uma confirmação oficial da agência espacial americana.

A informação veio pelo perfil oficial do Perseverance no Twitter: “A amostragem de Marte está em curso. Eu perfurei meu alvo rochoso, e minha equipe vai analisar mais dados e imagens para confirmar se fomos capazes de retirar e manter um núcleo intacto”.

publicidade

Leia também

Na imagem, é possível ver uma pedra consideravelmente grande com um buraco alinhado ao seu centro, na parte superior. A missão do Perseverance é a de extrair núcleos rochosos de pedras encontradas na Cratera Jezero, onde, acredita-se, há bilhões de anos, havia um grande volume de água, mas que secou devido à exposição da superfície de Marte à radiação solar e raios cósmicos.

publicidade

O veículo de exploração é equipado com 43 tubos de ensaio para armazenamento de amostra. Com a perfuração de hoje (2), dois já foram usados. Em agosto, um tubo que hoje está cheio de ar marciano foi utilizado em uma perfuração, mas a amostra ruiu pelo fato da pedra retirada ser excessivamente porosa.

À medida em que o Perseverance vai coletando suas amostras, a Nasa planeja uma missão futura, onde deve enviar uma espaçonave de porte reduzido apenas para retirar os núcleos do solo de Marte para trazê-los de volta à Terra.

publicidade

Assim, os cientistas esperam aprender mais sobre o elusivo passado do planeta vermelho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!