A Firefly Aerospace programou para hoje (2) o seu primeiro teste de voo orbital, lançando o foguete Alpha, de 29 metros de altura, a partir das 22h (horário de Brasília). O objetivo é assegurar as capacidades orbitais do foguete e, assim, atrair clientes ativos no mercado de pequenos satélites.

O voo de hoje leva consigo duas cargas específicas: a primeira é o projeto DREAM (sigla em inglês para “Missão Aceleradora da Educação e Pesquisa Dedicada”), uma série de projetos acadêmicos contemplando várias idades escolares, desde um desenho feito por uma criança no Ensino Fundamental, até uma tese de doutorado. O segundo é um conjunto de componentes de um futuro veículo solar de utilidades (SUV) da Firefly, desenhado para entregar pequenas cargas a diversos tipos de órbita.

publicidade

Leia também

O vídeo acima permite que você acompanhe a transmissão do lançamento (via Everyday Astronaut). Há uma janela de quatro horas a partir das 22h para que revisões de última hora ocorram e o lançamento aconteça sem erros – algo que não é garantido, vale lembrar, já que esse é o primeiro voo orbital da Firefly Aerospace.

publicidade

A ocasião foi celebrada pelo Twitter da Firefly, que mencionou o vídeo acima em sua postagem.

A Firefly vem ganhando popularidade desde julho deste ano, quando usou um propulsor de um de seus foguetes para…acender as velas de aniversário de um de seus fundadores. “Qualquer um que está envelhecendo sabe que um dos problemas mais difíceis é conseguir acender todas aquelas benditas velas no bolo. Elas derretem. Elas te queimam. É realmente um problema bastante difícil”, disse Tom Markusic, outro fundador da companhia, na ocasião.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!