A Samsung revelou o sensor de câmera para smartphones ISOCELL HP1, o primeiro de 200 MP para celulares. O componente possui tecnologia dinâmica de pixel binning, uma técnica de processamento de dados que ajusta a resolução de saída de acordo com a luz ambiente, e estará presente nos lançamentos da fabricante em 2022.

Segundo a Samsung, o ISOCELL HP1 é um sensor de 200 megapixels de 1/12 pol. Com um tamanho de pixel nativo de 0,64μm. Com base na situação de iluminação, sua nova tecnologia “ChameleonCell” oferece renderização full-pixel, binning de 2 × 2 pixels ou binning de 4 × 4 pixels. No modo binning de 2 × 2 pixels, o sensor oferece imagens de 50MP com pixels de 1,28 µm.

publicidade

No modo binning de 4 × 4 pixels, o ISOCELL HP1 oferece imagens de 12,5 MP com tamanho de pixel de 2,65μm. O sensor também suporta gravação de vídeo 8K a 30fps, gravação de vídeo 4K a 120fps e um campo de visão bastante amplo. A empresa não revelou qual tecnologia é utilizada para foco automático.

ISOCELL GNS de 50 MP também foi lançado

Além do ISOCELL HP1, a fabricante também revelou o Samsung ISOCELL GN5, um sensor mais básico com resolução de 50 MP e o primeiro do mundo a utilizar a tecnologia Dual Pixel PRO para foco automático totalmente direcional. Segundo a Samsung, o ISOCELL GN5 É um sensor de 1 / 1,57 polegada com um tamanho de pixel nativo de 1μm, mas suporta binning de 2 × 2 pixels para imagens de 12,5 MP em condições de pouca luz. Ele também possui a tecnologia FDTI (Front Deep Trench Isolation) para absorver o máximo de luz possível dentro de um pixel e reduz a diafonia para reduzir o ruído. Ele também suporta gravação de vídeo 8K 30fps e 4K 120fps.

publicidade

Leia mais:

Sensores chegam ao mercado em 2022

De acordo com a Samsung, ambos os sensores de câmera ISOCELL estarão presentes em smartphones lançados em 2022. Apesar dos avanços em MP, eles não apresentam um avanço tão grande em comparação ao ISOCELL GN2, sensor disponível nos Galaxy S21 e que deve ser o mesmo do Galaxy S22, próximo flagship da fabricante previsto para o primeiro trimestre.

publicidade

Em nota oficial, o vice-presidente executivo dos negócios de sensores de câmera da Samsung Electronics, Duckhyun Chang comentou: “A Samsung foi pioneira em tecnologias de pixel ultrafino que estão levando os sensores de imagem de alta resolução a um novo nível. Com o ISOCELL HP1 que está quebrando barreiras e o ISOCELL GN5 trazendo autofoco ultrarrápido, a Samsung continuará a liderar a tendência de tecnologias de imagem móvel de próxima geração.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!