A missão tripulada “Inspiration4”, da SpaceX, alterou uma parte da nave Crew Dragon, a fim de oferecer aos astronautas a visão mais exclusiva da Terra até hoje. Após o lançamento, em 15 de setembro, os tripulantes poderão enxergar a nossa casa do espaço graças a uma janela em formato de domo, que tomou o lugar de uma porta de acoplagem.

“Uma olhadinha na ‘Cupola’ da Dragon, que oferecerá aos astronautas da Inspiration4 as vistas mais incríveis da órbita da Terra”, disse a conta oficial da missão no Twitter, revelando o nome da janela e compatilhando imagens dos astronautas interagindo com ela.

Leia também

Ao contrário das outras janelas da Crew Dragon, que são retas e relativamente pequenas, a Cupola oferece uma visão em 360º do espaço. Ela foi originalmente revelada junto da tripulação da Inspiration4, em abril deste ano, com o CEO da SpaceX, Elon Musk, elogiando o projeto como “de outro mundo”.

publicidade

Já falamos da Inspiration4 aqui no Olhar Digital: trata-se de uma missão inteiramente vivida por membros da sociedade civil. Financiada por um dos tripulantes – o bilionário do e-commerce Jared Isaacman, a missão também terá o geocientista Sian Proctor como piloto. Acompanhando os dois estarão Hayley Arceneaux, uma pesquisadora de tratamentos do câncer ósseo em crianças (e, ela própria, sobrevivente desse mal) e o engenheiro de dados Chris Sembroski.

Vale lembrar, porém, que a Cupola (ou “maravilha da engenharia”, segundo Isaacman) é um projeto exclusivo para essa missão. A porta de conexão é um item essencial para a Crew Dragon se atracar à Estação Espacial Internacional (ISS), para a qual a nave faz entregas de carga. Entretanto, a Inspiration4 ficará em livre flutuação na órbita e não passará por lá, logo, a porta não se fez necessária.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!