Em tempos de vacinação contra a Covid-19, muito tem se falado sobre o cartão do SUS e o Passaporte da Vacina, além da criação e atualização de diversos apps, como o Conecte SUS e e-SaúdeSP, que visa facilitar o controle do paciente com relação às vacinas, consultas e atendimentos.

Para quem tem iPhone e outros dispositivos da Apple, no entanto, desde 2020 é possível acoplar o Cartão Nacional de Ssaúde (CNS) do SUS na carteira digital Wallet.

O aplicativo permite aos usuários adicionar tíquetes e fazer, por exemplo, pagamentos sem a necessidade de manusear fisicamente cartões.

Além de cartões de crédito, débito, de lojas, também é possível adicionar carteirinha de estudante e até mesmo cartões de embarque e ingressos de cinema.

publicidade
logo do app Wallet do iPhone
iPhone: saiba como adicionar o cartão do SUS ao app Wallet. Imagem: MichaelJayBerlin/iStock

O mesmo vale para o cartão do SUS, disponibilizado pelo Conecte SUS. Ao adicioná-lo na Wallet, você pode ir a consultas sem precisar do cartão físico ou do app instalado, já que a versão digital traz um QR Code que possibilita o acesso de todas as suas informações pelos agentes de saúde.

Vale ressaltar que, para ter o CNS do SUS digital, é necessário baixar o Conecte SUS e fazer o download do cartão e, somente então acrescentá-lo à Wallet.

Acompanhe o tutorial abaixo e veja como adicionar o CNS como um tíquete na Wallet do seu iPhone.

1. Após baixar o app Conecte SUS e fazer o download do seu Cartão Nacional de Saúde (você pode ver como realizar o procedimento por aqui), clique no ícone laranja, no canto da tela dentro do app do SUS;

2. Em seguida, clique no ícone de cartão no topo da tela – ao lado do símbolo de compartilhamento;

3. Um cartão digital será gerado. Clique em “Adicionar” para inseri-lo no app Wallet, que se abrirá automaticamente. Depois, basta clicar em “Ok” para finalizar o processo;

Prontinho! Cartão Nacional do SUS adicionado à Wallet do iPhone com sucesso.

Vale explicar que o Conecte SUS dá acesso a todos os procedimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde e, posteriormente, foi adicionada a opção de acesso à Carteira de Vacinação Digial contra a Covid-19.

Já o e-SaúdeSP possibilita emitir o chamado ‘Passaporte de Vacinação’, um comprovante especial para a pandemia que certifica que o usuário está imunizado por completo e cuja apresentação pode ser exigida no futuro para autorizar pessoas a frequentarem alguns estabelecimentos, conforme informou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O e-Saúde abrange somente residentes da cidade de São Paulo.

Leia mais!

Crédito da imagem principal: FellowNeko/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!