O Roblox está dando os primeiros passos para introduzir um chat de voz na plataforma, a começar com um recurso batizado de “Spatial Voice” (“voz espacial”, na tradução do inglês). A funcionalidade está em fase beta de testes com desenvolvedores convidados pela própria empresa, de acordo com anúncio divulgado na última quinta-feira (2).

“Com o “Spatial Voice”, os criadores começarão a testar o desenvolvimento de experiências com conversas que acontecem de forma realista, espelhando como ouvimos e respondemos ao mundo ao nosso redor a cada dia”, disse o diretor de produto da Roblox Corporation, Manuel Bronstein, em uma postagem no site oficial. Com base na descrição limitada dada, parece que a função tentará refletir a maneira como as vozes são ouvidas no mundo real, exigindo que o usuário esteja próximo a outro jogador para iniciar uma conversa.

publicidade
Roblox
Roblox lança recurso de chat por voz; conheça o “Spatial Voice”. Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com

Adicionar chat de voz de qualquer tipo ao ‘Roblox’ imediatamente levanta preocupações sobre como a empresa irá moderar as conversas, especialmente devido à enorme popularidade da plataforma com crianças. O planejamento, no entanto, consiste em lançar o recurso lentamente, de acordo com o site TechCrunch, dando acesso primeiro a 5 mil desenvolvedores – todos eles com 13 anos ou mais – para uma análise de comportamento.

Em entrevista ao mesmo site, Bronstein sugeriu que a empresa pode nunca dar acesso ao “Spatial Voice” às crianças. “Acho que queremos ir devagar e queremos aprender à medida que avançamos”, explicou. “Podemos começar, como mencionei, pelos desenvolvedores. É provável que logo depois disso, possamos ir a um público com mais de 13 anos e estacionar lá por um tempo até entendermos exatamente se todas as peças estão se encaixando antes de decidir se algum dia abriremos para um público infantil”.

publicidade

Quanto à moderação, a Roblox Corporation permitirá que os usuários relatem problemas por conta própria. “Nossa comunidade será capaz de se autorregular e sinalizar um usuário que não está aderindo aos padrões da comunidade. O indivíduo em questão poderá ser removido de uma experiência ou perder os privilégios de falar”, afirmou Bronstein. Essa poderia ser uma ferramenta útil para erradicar pessoas más, porém colocar o ônus de relatar sobre os usuários é, no mínimo, arriscado.

Leia mais:

publicidade

Roblox também planeja lançar uma experiência de bate-papo que permitirá que o jogador converse com os amigos onde quer que eles estejam dentro da plataforma. Essa experiência em específico soa mais como o que você deve estar acostumado com o Discord, onde você pode jogar diferentes games, mas ainda estar no mesmo canal de voz.

Este bate-papo de voz mais amplo será aparentemente reforçado pela aquisição da plataforma Guilded pela Roblox, ocorrida em agosto. “Embora o trabalho para chats em voz seja anterior à aquisição, Guilded estabelecerá as bases para os planos futuros da Roblox no quesito”, informa o TechCrunch.

publicidade

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!