Há quatro anos a polêmica rede social Yik Yak saiu do ar em meio a diversas acusações de assédio sexual e até ameaças de morte. Agora, a plataforma anunciou seu retorno, em um momento muito diferente, com as redes sociais sendo um ambiente ainda mais tóxico, mas com mais regras.

Um dos pontos que levou a polêmica do Yik Yak foi o fato da rede social permitir tópicos com comentários anônimos, de forma parecida com fóruns como o Reddit. Isso levou a diversas polêmicas e conteúdos perigosos. Além disso, a plataforma conectava usuários próximos uns aos outros, sem que sua identidade fosse revelada.

De acordo com o New York Times, o Yik Yak chegou ao fim após um surto de popularidade em 2014. A plataforma criada por alunos da Furman University Tyler Droll e Brooks Buffington era voltada para instituições de ensino, mas após acusações de conteúdo racista, assédio sexual e ameaças de violência armada e assassinato, as universidades bloquearam seu uso.

Yik Yak
Imagem: Yik Yak

Yik Yak no ar

No entanto, o cenário não é favorável para a plataforma. Hoje, as mídias sociais estão sendo criticadas por conta de notícias falsas sobre a Covid-19 e outros tipos de postagens polêmicas, inclusive com política. O Facebook e o Instagram removeram mais de 1 milhão de peças de conteúdo nos últimos três meses de 2020 contendo desinformação sobre a pandemia.

publicidade

Leia mais:

De acordo com a Yik Yak, a rede social hoje está nas mãos de uma nova gestão. Apesar de ter ficado fora por quatro anos, a plataforma não voltou muito diferente da forma como saiu do ar. O aplicativo não exibe nenhuma informação de identificação, mas mostra aproximadamente a que distância o usuário que postou está de você, bem como quando esse usuário postou. As postagens têm um limite de 200 caracteres.

Um dos motivos que levou ao fim da plataforma foi o fato de os usuários conseguirem ver conteúdo de quem está próximo, o que levou a ameaças de morte e postagens perigosas. Agora, a plataforma promete ter uma sessão de moderação mais segura, mas a confirmação disso só vai vir com o tempo. O Yik Yak está disponível para iOS e Android.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!