A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) fechou uma parceria com a Bosch para a oferta de um curso gratuito de desenvolvimento de software. O Programa de Capacitação de Novos Talentos em Desenvolvimento de Software terá duração de três meses, com início em outubro de 2021, e é aberto a estudantes de qualquer área.

Os participantes podem ser estudantes da própria universidade, mas também serão aceitos interessados que estejam estudando em outras instituições, bem como profissionais em geral.

É necessário, no entanto, que o candidato tenha conhecimento prévio em programação, porque um dos objetivos do programa é aprofundar os conhecimentos dos interessados na área de Tecnologia da Informação (TI).

Ao final, a parceria prevê a abertura de oportunidade de contratação para a multinacional alemã como programador júnior e pleno, dentro do setor de desenvolvimento de software para a unidade da empresa em Curitiba (PR). 

publicidade
Imagem mostra um contêiner com o logo da Bosch, em meio a diversos outros sem marca
Programa de capacitação irá gerar oportunidade de contratação para a multinacional alemã Bosch. Crédito: Novikov Aleksey/Shutterstock

O curso abrange capacitação de três tecnologias: Angular, C# e SQL Server.

O programa será ministrado por professores da PUCPR, com aulas online ao vivo (síncronas) às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h.

Haverá, ainda, uma série de atividades extras, em modo assíncrono durante a semana, com equivalência de 6 horas semanais, aproximadamente. 

Pré-requisitos

Apesar do conhecimento prévio em programação, não há uma linguagem específica que é necessária para candidatos. A ideia é apenas que o candidato tenha tido contato com tecnologia anteriormente, porque serão avaliados conhecimentos técnicos em lógica de programação.

“É preciso que o candidato com interesse no programa já tenha um conhecimento anterior em programação, independentemente da linguagem. Haverá um processo seletivo baseado em hackathon que avalia as hard skills e soft skills dos candidatos. Assim, não basta ter apenas uma base técnica”, explica Vilmar Abreu, professor da Escola Politécnica da PUCPR.

Leia mais!

O processo consiste em uma prova online, na qual o candidato poderá escolher a linguagem de programação que mais se interessa para a capacitação, além de uma entrevista com profissionais da PUCPR e da Bosch.

Possuir noções de programação web, orientação a objetos e banco de dados também é considerado um diferencial para a seleção.

Ao fim, o programa vai selecionar entre 15 e 20 participantes, a depender do número de inscrições. 

“Esse programa tem foco profissional, o que significa que os candidatos serão avaliados o tempo todo. Focaremos na prática. Afinal, capacitaremos programadores para o mercado de trabalho”, salienta Abreu.

As vagas serão priorizadas para pessoas com disponibilidade integral de trabalho em horário comercial. As inscrições se encerram no dia 10 de setembro.

Ao final do curso, todos os participantes recebem um certificado emitido pela PUCPR.

Datas e demais informações importantes podem ser conferidas no edital do programa: https://bit.ly/38wiFNE. Já as inscrições podem ser feitas neste formulário https://bit.ly/3mSjWag.

Crédito da imagem principal: Divulgação/PUCPR

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!