Adaptado para o cinema novamente após a conturbada produção de David Lynch nos anos 80 por Denis Villeneuve, ‘Duna’ estreou no Festival de Cinema de Veneza, e teve sua exibição aclamada pelo público. O diretor de ‘Blade Runner 2049’ e ‘A Chegada’ falou nessa semana sobre o processo de criação dos famosos vermes de areia do planeta Arrakis, fundamentais na trama do livro e do filme.

Preocupação com detalhes e realismo inclui até pele dos vermes

Nas declarações foram feitas em uma entrevista para jornalistas, Villeneuve falou sobre o processo de criação dos vermes gigantes que vivem nas dunas de Arrakis em ‘Duna’. O diretor ressalta o trabalho em equipe, ele dá grande parte do crédito para o designer de produção do filme, Patrice Vermette. Nas palavras de Villeneuve, “a gente sabia que seríamos julgados por vocês pela forma com a qual trouxéssemos o verme para a tela. A gente sabia que não podíamos cometer nenhum erro. Tínhamos que ser certeiros”.

Verme de areia de Arrakis em Duna de Denis Villeneuve

Ele segue seu relato sobre a criação dos gigantescos seres de ‘Duna’. “A ideia dos vermes e o estudo de seus ecossistemas é algo sobre o qual Frank Herbert foi muito preciso no livro. Seu relacionamento com biologia, com a vida, a forma que ele descreve as plantas, animais, e tudo mais parece tão real.”

A partir daí, Villeneuve disse que ele e seu designer trataram o verme “como se ele fosse real, da forma mais lógica e realista possível, como um ser poderia viver embaixo da areia, e se movimentar em uma velocidade alta sob um deserto escaldante. Que tipo de pele algo assim teria. Foi aí que Patrice começou a tentar entender como um biólogo como seriam os comportamentos, quais seriam as qualidades necessárias para essas criaturas sobreviverem nesse ambiente.”

publicidade

Estreia para o público acontece em outubro nos cinemas e HBO Max

A estreia para o público foi adiada em algumas semanas, e acontecerá no dia 22 de outubro de forma simultânea nos cinemas e no HBO Max, algo que deixou o diretor bem chateado. ‘Duna’ será dividido em duas partes, e a sequência deve ter Zendaya como protagonista, como disse Denis Villeneuve.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!