A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (6) no IAA Mobility 2021 seu carro-conceito ID.Life, uma tentativa de oferecer um carro 100% elétrico e “acessível” para o ambiente urbano.

Em sua versão de produção, o ID.Life chegará ao mercado europeu em 2025 e custará em torno de 20 mil euros (o equivalente a R$ 122,6 mil). Ele ficará abaixo do hatch elétrico compacto ID.3, que — para efeito de comparação — sai atualmente por cerca de 35 mil euros (R$ 215 mil) na Alemanha.

publicidade

Leia mais:

“O ID.Life é a nossa visão para uma próxima geração da mobilidade urbana totalmente elétrica. Estamos tornando a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente”, diz Ralf Brandstatter, CEO da Volks, sobre o custo do futuro automóvel.

publicidade

De acordo com a Volkswagen, a expansão da família ID é um “passo fundamental” rumo à mobilidade totalmente elétrica”. A fabricante germânica planeja, até 2030, aumentar a participação de modelos movidos a bateria nas vendas totais na Europa para 70% e na América do Norte e China para 50%.

Volkswagen ID.Life
Volkswagen pensou design do ID.Life para ser “limpo e enxuto” (Volkswagen/Divulgação)

Design “limpo” e espaço interno multifuncional

Em termos de design, a Volkswagen afirma ter pensado em um conceito “extremamente limpo e enxuto” para agradar um público mais purista. Apesar de vir com teto destacável, o modelo apresenta poucos elementos decorativos, com uma estrutura ainda mais quadrada do que o irmão ID.3.

publicidade

Por dentro, o volante abriga boa parte dos controles do veículo, que abriga ainda um console de videogame e uma tela de projeção retrátil para música, filmes e jogos. A ideia, segundo a Volks, é que o ID.Life seja uma espécie de “companheiro para as mais diversas experiências digitais”. Isso evidencia um pensamento central na concepção do veículo: o foco no público jovem.

Volkswagen ID.Life
Volante hexagonal do ID.Life é quase como um smartphone (Volkswagen/Divulgação)

“Acreditamos que o carro do futuro terá tudo a ver com o estilo de vida e a expressão pessoal”, explica Brandstatter. “Os clientes de amanhã não vão querer simplesmente ir de A para B: eles estarão muito mais interessados nas experiências que um carro pode oferecer.”

publicidade

Flexível, o ID.Life terá assentos dianteiros e traseiros dobráveis. De acordo com a empresa alemã, será possível utilizar o espaço para instalar assentos de cinema e até uma cama com 2 metros de comprimento. Para melhorar a aerodinâmica do carro, a Volkswagen também substituiu o espelho interno e externo por câmeras e uma tela de 9 polegadas.   

Volkswagen ID.Life
Espaço interno do ID.Life terá tela de projeção retrátil para música, filmes e jogos (Volkswagen/Divulgação)

Motor elétrico do ID.Life terá tração dianteira

Ao contrário do ID3, que envia energia despendida para as rodas traseiras, o ID.Life foi projetado como um veículo elétrico com tração dianteira. A Volkswagen adaptou uma versão reduzida da plataforma MEB — encontrada no próprio ID.3 e seus descendentes e no Audi e-tron — no novo conceito.

Com motor elétrico de 172 kW que produz 234 cavalos, o ID.Life faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. A autonomia, segundo a fabricante alemã, é de aproximadamente 400 km/h — a bateria de alta voltagem é de 57 kWh.

A Volkswagen também produziu o conceito com materiais naturais e reciclados. O tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura frontal do carro, por exemplo, é produzido integralmente de garrafas PET recicladas. Outros materiais adotados na manufatura do carro foram óleo biológico, borracha natural e casca de arroz.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!