“E se nós, como um especialista em superfícies, criássemos um carro?”, pergunta a (até ontem) misteriosa página do carro-conceito Ambienc3 na página da Continental, tradicional empresa alemã de pneus e autopeças. “Como pareceria se combinássemos todas as melhores características de nossos produtos em um veículo? Em outras palavras, se fôssemos permitidos fazer tudo que pudéssemos?”.

A resposta sobre o que seria esse carro-conceito veio no evento IAA Mobility, que começou hoje em Munique. Aqui está ela:

Carro-conceito Ambienc3 é uma Kombi
Carro-conceito Ambienc3 da Continentali (Imagem: Continental/Divulgação)

Sim, é uma Kombi. Mas é de propósito: a escolha do veículo clássico foi explicada como uma forma de representar a “tradição e o futuro”, lembrando os 150 anos da empresa. O conceito mesmo está no interior do carro. A Continental criou uma modificação extensiva de forma a demonstrar, numa Kombi comum, o que é sua visão.

O futuro na Kombi

Dentro está o que importa: um interior feito com materiais orgânicos como bambu ou recicláveis, usando de impressão 3D e a tecnologia de superfícies. Como a “staynu” usada nos bancos, que repele poeira e promete manter os assentos parecendo limpos e novos por um longo período.

publicidade

Os materiais, segundo a empresa, são mais leves que um interior clássico e permitem a passagem de ar e vapor de água, causando um efeito de resfriamento natural.

A Continental, fabricante de componentes, decidiu unir “tradição e modernidade” na IAA Mobility de Munique, demonstrando o futuro numa Kombi
Interior da Ambienc3 (Imagem: Continental/Divulgação)

O espaço interno da Kombi traz, da forma mais discreta possível, várias conveniências modernas, como um sistema de som sem caixas, câmeras digitais para o motorista, carregador fotovoltaico no teto, controle inteligente de vídeos, assistente digital, rádio Bluetooth. A iluminação também tem várias configurações temáticas diferentes.

“Botões e chaves não são visíveis em lugar nenhum”. afirma a empresa. “Ainda que as funções na Ambienc3 sejam sempre intuitivas para usar, não há controles permanentes visíveis. Tecnologia tímida é a chave aqui: no modo desligado, todas as funções nas superfícies são a princípio invisíveis.”

Controles da Ambienc3: tudo invisível (Imagem: Continental/Divulgação)

Van hippie

A Ambienc3 é um conceito, e a plataforma arcaica é parte da demonstração. No exterior, Kombis são mais ligadas, na memória afetiva, a hippies que feirantes, puxando uma ideia de amor à natureza – pense no personagem Fillmore, da animação Carros. É improvável que um mod high tech e caro para Kombis esteja realmente nos planos da empresa.

Mas, apesar de ser, no final, uma grande brincadeira nostálgica, partes do conceito podem equipar o interior de carros no futuro, que já usam materiais da Continental em sua construção. O “carro hippie” seria particularmente interessante em veículos totalmente autônomos, nos quais relaxar é uma prioridade.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!